Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Escola municipal promove evento literário que poderá ser acompanhado pelo Youtube

 

 

 

Por SuSana Bartira Wagner Bilck Venturi
Coordenadora Pedagógica EBM Alberto Stein

A Escola Básica Municipal Alberto Stein, que contempla em suas ações de Letramento Literário, aproximadamente 1100 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, promove nesta semana de 14 a 18 de setembro de 2020, a oitava edição do Chá Literário.

Para esse evento, garantiu-se as ações do PPP mesmo com a pandemia Covid-19. O Chá Literário tem como objetivo ofertar aos estudantes, professores e comunidade, momentos lúdicos e de aproximação com a cultura da leitura. Através de uma equipe de planejamento, formada por Professores e Gestores da escola, discutiu-se a organização, o formato, a intenção e a distribuição de tarefas por meio de reuniões virtuais semanais.

“Mais do que justo essa possibilidade de integralidade para a organização do evento, que por experiência própria, sabemos do quão é necessário dedicação e disposição, para a organização de qualquer evento que venha acontecer na escola. Essas duas, Rô e Carla, são incansáveis para que todos os movimentos ‘macros e micros’ sejam de excelência.” – Professora Doralice.

O evento conta com uma programação ampla e diversificada envolvendo estudantes, ex-estudantes, familiares, professores, ex-professores, gestores, comunidade, o Centro Municipal de Escola Alternativa (CEMEA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A escola atualmente está trabalhando com 85% dos estudantes na plataforma Google Sala de Aula e 15% dos estudantes retirando, quinzenalmente, atividades físicas nas dependências da escola.

Os estudantes que acessam a plataforma assistirão à programação na sala de aula da Biblioteca Escolar com mediação dos seus professores de área, gestores e professoras do Programa de Leitura e Pesquisa. A mediação garantirá a interação do público: estudantes, familiares e escola. A escola também discutiu possibilidades de ações de inclusão dos demais estudantes: jornal elaborado pela equipe de planejamento do Chá, aprovado e impresso pela Secretaria Municipal de Educação.

Para envolver o maior número possível de estudantes foi postado na plataforma na semana que antecede o evento, o convite, uma propaganda, a programação e uma chamada do passo a passo de como o evento irá acontecer. “Quantas lembranças, tanta gente que foi embora! E eu que fiquei impressionada comigo vestida de Emília, coisa mais fofa kkkk. Gostei muito da retrospectiva” – Thainara Schmidt estudante do 8º Ano “A”.

“Gostei bastante de lembrar dos chás literários anteriores, só esperando esse novo chá literário! =)” – Gustavo Grosch Muller 8º Ano “B”. “Eu já estava na escola a partir do ano de 2016. Me encontrei em uma foto com a Professora Marlete. Muito legal!”, diz o aluno 4º Ano B, Pedro Bilck Venturi .

“Ai meu Deus kkkkkk, vi cada foto minha kkkkk, eu sempre ia de Emília, eu amava o chá literário, passava a semana inteira empolgada para fazer alguma apresentação ou para assistir, lembro de quase todos, cheguei no Alberto em 2012, então participei de todos, fiquei muito feliz quando descobri que vão fazer um esse ano mesmo com a pandemia, pena que quem chegou na escola esse ano não vai saber como é de verdade. Foi muito bom rever algumas imagens dos anos passados” relatou entusiasmada a estudante Kemily Kaiany do 8º Ano “C”.

“Amei o vídeo, um presente para todos nós. Como é bom ter momentos assim para recordar! A vida é feita de momentos felizes como estes. Parabéns a todos da escola Alberto Stein” – Psicopedagoga Sheila Viviane Dietich (mensagem deixada na Plataforma). Para os estudantes fora da plataforma, foram encaminhados, via WhatsApp, as mesmas informações, mesmo que receberão o material em forma de jornal juntamente com as próximas atividades físicas.

“Com certeza, participaremos do Chá Literário. Gostaríamos também de agradecer a toda equipe Alberto Stein em especial aos professores pela dedicação e profissionalismo…” – mensagem recebida por uma família via WhatsApp. Vale ressaltar que a abertura e todas as apresentações oferecidas durante o evento, possuem intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) promovendo assim a acessibilidade e a inclusão.

Para que os leitores do portal de notícias OBlumenauense possam apreciar este momento descontraído, estão convidados  para acessar o evento online clicando aqui. A abertura acontece às 19h desta segunda-feira (14/09/20), mas outros links serão pulicados depois durante a semana.

 

Reuniões online que antecederam as gravações para VIII Chá Literário#Virtual2020

 

 

 

1ª tentativa de gravações em 31 de agosto, que acabaram não dando certo.

 

 

 

2º tentativa de gravações no dia 2 de setembro, quando deu tudo certo.

 

2º tentativa de gravações no dia 2 de setembro, quando tudo deu certo. | Apresentadores do evento: Professor de Educação Física – Maurício Rodrigues – Coordenadora Pedagógica – Susana Bartira Wagner Bilck Venturi e os intérpretes de Libras – Professor de Ciência Glaucio Porto e sua esposa Janaina Carla da Cruz intérprete de Libras do CEMEA – Centro Municipal de Escola Alternativa.

 

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top