quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioCulturaEscola de Teatro Cia Carona comemorou 10 anos na noite desta quinta-feira...

Escola de Teatro Cia Carona comemorou 10 anos na noite desta quinta-feira (27)

Fundada em 1995, a Cia Carona é um grupo de teatro com sede em Blumenau/SC possuindo atualmente seis atores (Fábio Hostert, Léo Kufner, James Beck, Sabrina Marthendal e Sabrina Moura), e diretor (Pepe Sedrez). Em um processo de pesquisa continuada através do treinamento cotidiano do ator que visa ampliar as suas possibilidades técnicas e criativas, surge em 2004 a proposta de criação da escola de teatro.

Antes, o diretor e ator Pepe Sedrez, já atuava como professor no antigo NuTE (Núcleo de Teatro e Escola), também no Teatro Carlos Gomes.  Nesta quinta-feira, no dia Internacional do Teatro, a Escola de Teatro Cia da Carona comemorou seus primeiros 10 anos.

Cia-Carona-Escola-10-anos_52

Cia-Carona-Escola-10-anos_20

A comemoração foi ao melhor estilo: os alunos apresentaram trechos das 16 mostras de teatro feitas durantes estes 10 anos. O palco do auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes, ficou pequeno para o grande público que prestigiou o evento.

Cia-Carona-Escola-10-anos_35

Cia-Carona-Escola-10-anos_48

O fundador e diretor da companhia, Pepe Sedrez, esbanjava felicidade pelo belo resultado da peça, e a comemoração desses 10 anos de escola. No final do espetáculo ele concedeu uma rápida entrevista. Questionado sobre dificuldades de sobreviver com cultura ao longo desse tempo, ele comentou:

“Dificuldades sempre tem, mas a gente prefere não falar muito delas. A Cia Carona está completando 19 anos em 2014, enquanto a escola completa 10. Desde a fundação da companhia no ano de 1995, nós optamos por enfrentar as dificuldades e não ficar fazendo chororô. Não dava mais para ficar em uma mesa de bar se lamentando, de que o governo ou o empresário não apóia. Nós queríamos e tínhamos que fazer de qualquer jeito. E seguimos essa ideia, muito presente no nosso trabalho. Tanto que estamos provando que dá pra viver de arte e o seu ensino, em Blumenau. Nós somos a prova disso.

Já passaram mais de 1.000 alunos pela escola nesses 10 anos, por essa vontade de querer fazer e de encontrar gente que também quer fazer. Claro que não deixamos de fazer as críticas à falta de apoio e estrutura em geral na cidade e no nosso país. Fazemos a crítica, mas não paramos de trabalhar por isso” – afirma o diretor.

Perguntado a respeito do público de teatro em nossa cidade, Pepe se mostra satisfeito com os resultados da Cia Carona.
“Nós temos dificuldade de público em Blumenau por não termos temporadas longas, além de pouco teatro no âmbito comercial. Mas, algumas companhias, e uma delas é a Cia Carona, são exceção. A companhia sempre lotou as suas apresentações na temporada blumenauense de teatro que acontece na Fundação Cultural. Já tivemos 16 mostras de alunos ao longo desses 10 anos, sempre com casa lotada. Dificuldade de público existe, mais a gente dá um jeito de driblar essa dificuldade”.

Planos para o futuro.

“Temos muitos planos para o futuro. Comemorar esses 10 anos da escola e já preparar para os 20 anos da companhia no ano que vem. Temos projetos para montagem de novos espetáculos. Hoje temos 5 no repertório, além do trabalho com toda a escola e alunos, que neste ano já somam 100.
Hoje é o dia Internacional do Teatro, por isso escolhemos essa data, para comemorar e encontrar outros amigos de teatro também e o nosso público que veio festejar o dia 27 de Março”, conclui satisfeito o diretor Pepe Sedrez.

Abaixo seguem as imagens da apresentação que comemorou este belo trabalho desenvolvido pela Cia da Carona.

Texto e fotos: Luciano Bernz

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS