quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioEducaçãoEscola Barão instala 252 módulos para geração de energia fotovoltaica

Escola Barão instala 252 módulos para geração de energia fotovoltaica

A estimativa é que supra 45% do consumo de energia elétrica da instituição de Blumenau.

A agência pioneira no Brasil, a Associação Pró Energia Renováveis, batizada com o nome da Coirmã alemã, Energie Agentur Blumenau (EAB), surgiu através da cooperação entre os municípios de Blumenau e Weingarten na Alemanha.

A Energie Agentur Blumenau atua com o objetivo de propagar as ações para o desenvolvimento sustentável na região, mediante o aproveitamento energético e otimização dos recursos naturais, principalmente na área de geração de energia fotovoltaica.

No intuito de fortalecer o engajamento para a mitigação das mudanças climáticas, foi firmada uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O projeto do governo federal alemão tem o objetivo de mitigar os problemas globais com ações locais. A ação é fruto do projeto “50 Parcerias para o Clima”, criado em 2011 através da Fundação Engagement Global, com financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

No Brasil, as atividades iniciaram em 2021 e para marcar a chegada e o início dos trabalhos da EAB foram firmados acordos de doações de equipamentos de geração de energia fotovoltaica para escolas públicas de Blumenau, para o prédio do CIMVI (sede da EAB) e também financiamentos com juro zero para escolas particulares da região.

A Escola Barão foi uma das instituições escolhidas devido ao incentivo do estudo da língua e da cultura alemã e pelas ações que realiza para fomentar a sustentabilidade ambiental. Com isso, foram instaladas placas para geração de energia fotovoltaica no Complexo Esportivo da Escola. Nesta primeira etapa, foram instalados 252 módulos de captação, sendo parte deles subsidiados através do projeto de cooperação com a Alemanha.

Os resultados da geração dos equipamentos farão parte do estudo que definirá o potencial de geração de energia no Vale do Itajaí. A estimativa da Domus Solar, empresa parceira da iniciativa, é que a geração de energia seja de 8.628 kWh/mês com os 252 módulos instalados na Escola Barão. A estimativa equivale a cerca de 45% do consumo da instituição.

Para o Diretor da Escola Barão, esse é um passo muito importante para a escola. “Precisamos cada vez mais transformar as reflexões sobre questões ambientais em atitudes práticas. Iniciar a geração de energia fotovoltaica na Escola Barão é uma das atitudes que trará benefícios e nos trará dados significativos para a continuidade do projeto”, destaca.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS