Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Esclarecimento à respeito da formação de um novo Ciclone Extratropical

 

 

 

Ciclone bomba de 1/7/2020 | Imagem: metsul.com

 

Na manhã deste sábado (4/07/20), Tatiane Martins, meteorologista AlertaBlu emitiu um nota sobre o ciclone extratropical previsto para a semana que vem. Segundo a profissional, esses fenômenos meteorológicos são comuns no Sul do Brasil, especialmente nesta época do ano.

Boa parte das frentes frias que passam pela Região Sul (SC/RS/PR) estão associadas à ciclones extratropicais em alto-mar, afastados da costa. Em média, a cada 5 ou 7 dias, frentes frias associadas a ciclones passam pelo sul do Brasil. Dessa forma, não necessariamente a formação de um ciclone extratropical trará uma condição de tempo severa ao Estado, isso irá depender de sua proximidade com a região litorânea.

A meteorologista disse na nota, que as fortes rajadas de vento registradas na tarde do 30 de junho não foram causada por um ciclone extratropical, mas por células de tempestade (convecção) associadas à frente fria.

Há um indicativo para a formação de um ciclone extratropical entre o final da terça (7/07) e no decorrer de quarta-feira (8), próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. Contudo, até o momento, não há previsão de condições de chuva ou ventos intensos previstos para Blumenau.

A Diretoria de Meteorologia da Defesa Civil de Blumenau afirma na nota que está continuamente monitorando as condições meteorológicas, principalmente nesta época do ano onde o padrão dinâmico da atmosfera é intensificado. Diante da modificação do cenário atual, novos avisos e alertas meteorológicos serão emitidos para informar a comunidade blumenauense.

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top