Por Josiano Caitano, com fotos de Felipe Pioczkoski
Metamorfose. Este é o tema da nova linha de tecidos criada pelo Istituto di Moda Burgo Brasil (IMB), de Brusque (SC), em parceria com a RenauxView. A linha foi preparada exclusivamente para que o IMB Brasil desenvolva uma coleção criada por sua equipe de estilo. A partir desses tecidos serão desenvolvidos produtos para a coleção prêt-à-porter, que fará parte do acervo do IMB Brasil, será exposta em eventos relacionados à moda em Brusque e região e nas redes sociais do Istituto.
A coleção surgiu a partir da macrotendência Psycho Tropics apresentada pelo Birot de estilo francês NellyRodi. A nova linha evidencia a hibridação e a subversão em vez de revolução. O olhar se assemelha a um caldeirão, uma colagem usando influências, gravuras e inspirações, um sonho com uma selva urbana, um novo tipo de natureza no cruzamento da ciência e do reino vegetal.
Pairando entre iluminação e alucinação, ocultismo e substâncias ilícitas, evoca uma nova forma de voodoo. A estranheza suave, como uma espécie de “Estranhamento Global” é que permeia a vida e que agora quer ser mais picante, mais colorida, sensual e mais sensacional. Uma viagem a terras desconhecidas que promete uma alternativa apaixonada ao conformismo do ambiente.
O tema da coleção sugere a transformação de uma forma em outra. A história acontece em uma selva urbana em constante mudança, permitindo uma viagem fantástica a terras tropicais, onde o estranho se torna exuberante. Nos tecidos, esta transformação se manifesta por meio de padronagens orgânicas e gráficas exageradas. As cores são extremamente vivas, misturadas com o preto e o branco e aplicadas através da estamparia digital em tecidos fluidos como Vican e o Naory, encontrados na cartela da RenauxView. Todo o contraste entre os elementos principais trouxe um ar leve e cativante, proporcionando autenticidade para o Verão 2017.
A estilista e diretora do IMB Brasil, Daniela Colzani, explica que a parceria entre o Istituto e a RenauxView já existe há algum tempo. “No entanto, essa é a primeira coleção de estampas/tecidos desenvolvida exclusivamente para o IMB Brasil”, acrescenta.