Epagri monitora ciclone extratropical na costa sul do Brasil

Os ventos mais intensos devem superar os 100km/h em uma área mais distante da costa brasileira.

Uma frente fria desloca-se por Santa Catarina nesta quinta-feira (24/06/21) provocando mudança do tempo principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. A frente fria vem acompanhada de um ciclone extratropical na costa sul do Brasil. Na imagem de satélite (Figura 1) observam-se esses sistemas.

No mapa de previsão da Figura 2, a presença do ciclone pode ser melhor identificada na área marítima próximo da costa do Uruguai, na região de ventos com giro no sentido horário. Na mesma figura, observa-se que nesta quinta-feira (24/) ventos de noroeste/norte sopram com maior intensidade em SC, incluindo a faixa litorânea (veja Aviso de Vento e Previsão de Mar), e ocorrem antes da passagem da frente fria. Os ventos mais intensos posicionam-se a leste do ciclone, com valores que superam os 100km/h, mas em uma área mais distante da costa brasileira.

A partir de sexta-feira (25), os ventos perdem intensidade em toda a costa catarinense (Figura 3), com o afastamento do ciclone em direção ao mar. As informações foram divulgadas por Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri/Ciram.

Figura 1 – Imagem de satélite GOES16 registrada nesta quarta-feira (24/06/21) | Fonte: INPE/NOAA
Figura 2 – Previsão de vento, para a tarde desta quinta-feira (24/06/21). Elaboração: Fabricio Vidal | Fonte: GFS 25km.
Figura 3 – Previsão de vento, para sexta-feira (25/06/21), período da madrugada. Elaboração: Fabricio Vidal. | Fonte: GFS 25km