quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioEconomiaEpagri lança banana rica em fibras e com menos calorias

Epagri lança banana rica em fibras e com menos calorias

banana-belluna_d26-10-16

 

Itajaí (SC) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança nesta quinta-feira (27/10/16) em Itajaí, novos cultivares de alface e de tomate desenvolvidos para produção orgânica. Também será apresentada uma banana com qualidades nutricionais diferenciadas. As atividades encerram a programação comemorativa dos 40 anos de fundação da Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI).

A Epagri cultivar BRS SCS Belluna, produz uma banana com qualidades nutricionais diferenciadas, rica em fibras, com menor conteúdo de carboidratos e valor calórico mais baixo que os cultivares comerciais. Possui quatro vezes mais amido resistente que a Caturra e duas vezes mais que a branca, produzindo uma banana naturalmente biofortificada, fato que a diferencia das cultivares hoje em uso pelos agricultores brasileiros.

O material genético selecionado é indicado para produção de fruto de mesa e industrialização e excelente para cultivo em sistemas intensivos de produção orgânica e/ou agroflorestais.

A BRS SCS Belluna é resistente a sigatoka-amarela e ao mal-do-panamá, e moderadamente resistente a sigatoka-negra, principais doenças que causam danos à bananicultura brasileira e mundial. A escolha do nome é uma homenagem a cidade de Siderópolis, sul de SC, que em anos passados era chamada de Nova Belluno, uma menção à comuna de Belluno, Norte da Itália, região de origem dos imigrantes que fundaram a cidade em 1882.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS