quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioClimaEpagri/Ciram prevê neve para sábado (6/07) em Santa Catarina

Epagri/Ciram prevê neve para sábado (6/07) em Santa Catarina

 

 

Foto: Soni Robinson Witte

 

Julho começou com tempo instável em Blumenau, devido ao deslocamento de uma frente fria por Santa Catarina. Há condição para chuva a qualquer momento desta segunda-feira (1/07/19) , sendo por instantes acompanhada por trovoadas e descargas elétricas.

Nas últimas 12 horas, choveu em média 1,69 mm em toda cidade. De acordo com a medição do sistema online do AlertaBlu das 11h30min, a região Sul foi onde mais choveu neste período, com destaque para a estação do Jordão (6,4 mm). As outras foram as da Glória (2,6 mm);  Ruy Barbosa e Velha Grande (2,4 mm); Velha Central 2 mm);  Araranguá 1,8 mm);  Itoupavazinha e Nova Esperança (1,6 mm);  Parque Ramiro Ruediger (1,4 mm) e Passo Manso 1,4 mm) e Fidélis (1 mm). O resto ficou abaixo de 0,8 mm, com exceção da Vila Itoupava onde marcou zero naquele horário.

A temperatura entra em declínio no decorrer do dia e a mínima ocorre à noite, quando deve variar entre 14 e 16°C. Neste momento (11h35min), faz 19,1°C, que também é próxima da mais baixa do dia. O rio Itajaí-Açu está com 62 cm e a umidade relativa do ar em 90,3%. Vento fraco a moderado de direção variável.

Santa Catarina – Tempo instável com chuva e trovoadas isoladas em Santa Catarina. No oeste e sul do estado, a chuva diminui no decorrer do dia. Temperatura baixa com mínima prevista para o período da noite. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas, com frente fria em deslocamento pelo Estado.

 

São Joaquim no dia 9 de junho de 2017 | Foto: via redes sociais

 

Neve e volta da chuva

Conforme segue a previsão da semana, no próximo sábado (6/07), o frio segue intenso com condição de neve na madrugada e amanhecer nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul do Estado. Na quinta-feira o tempo fica estável, mas no dia 10 a chuva volta novamente para Santa Catarina.

 

Terça-feira (2)

Blumenau – O tempo permanece instável, devido a influência da frente fria na costa catarinense associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente. A chuva ocorre a qualquer momento do dia com intensidade fraca a moderada isolada. Temperatura mínima entre 13 e 15°C e máxima entre 16 e 18°C. Vento fraco a moderado de sudeste.

Santa Catarina – O tempo continua instável com condição de chuva e trovoadas isoladas, melhorando no decorrer do dia no norte do estado. Temperatura baixa, vento sudeste a noroeste, moderado com rajadas. Sistema cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o Estado.

 

Quarta-feira (3)

Blumenau – O cavado mantém a presença de muitas nuvens, bem como favorece a condição para chuva a qualquer momento do dia. A temperatura mínima oscila entre 14 e 16°C e máxima entre 18 e 20ºC. Vento fraco a moderado de direção variável.

Santa Catarina – Na madrugada e manhã com chuva e trovoadas, mais intensa e com maior acumulado (40 a 50 mm) no Oeste e Meio-Oeste, devido ao rápido deslocamento de uma nova frente fria. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar a partir do oeste e sul. Temperatura em declínio acentuado, mínima à noite novamente com o avanço de uma intensa massa de ar polar.
Vento: sudoeste, moderado com rajadas fortes.

 

Quarta-feira (3)

Blumenau – O céu fica nublado e com chuva ocasional, tempo ainda influenciado pela frente fria sobre o Estado. As temperaturas mínima e máxima variam entre 15°C e 18°C.

Santa Catarina – Madrugada e manhã com chuva e trovoadas em SC, mais intensa e com maior acumulado (40 a 50 mm) no Oeste e Meio-Oeste, devido ao rápido deslocamento de uma nova frente fria. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar a partir do oeste e sul. Temperatura em declínio acentuado, mínima à noite novamente com o avanço de uma intensa massa de ar polar. Vento sudoeste, moderado com rajadas fortes.

 

Quinta-feira (4)

Blumenau – Uma massa de ar seco e frio de origem polar provoca declínio acentuado da temperatura e o sol predomina durante esses dias. As temperaturas mínima e máxima oscilam entre 8°C e 16°C.

Santa Catarina – Tempo seco e ensolarado em boa parte de SC, com mais nuvens no norte do estado. Temperatura baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa ao amanhecer nas áreas altas do estado, com formação de geada. Vento sudoeste a sul, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (5)

Blumenau – A massa de ar seco e frio de origem polar continua deixando a temperatura baixa. O sol predomina durante esses dias. A temperatura mínima deve ficar em torno de 9°C e a máxima em 15°C.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens e temperatura baixa, com mínima próxima de 0°C, além de negativa ao amanhecer nas áreas altas do estado, com formação de geada. No fim do dia, a temperatura baixa e elevada umidade do ar favorece a condição de neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Vento sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral.

 

Tendência para SC, entre 4 e 15 de julho de 2019

No próximo sábado (6/07), o frio segue intenso com condição de neve na madrugada e amanhecer nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. A partir de domingo (7), a massa de ar polar começa a perder força e a temperatura sobre gradativamente nos próximos dias, mas ainda com condição de geada ao amanhecer na serra catarinense. A partir de 10, aumento de nebulosidade e condição de chuva.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS