Epagri/Ciram prevê início de março chuvoso em Santa Catarina

Fevereiro terminou com quase 400 milímetros de chuva no litoral catarinense.

O mês de fevereiro terminou chuvoso, principalmente no litoral de Santa Catarina, e março não começou muito diferente. A previsão é de chuvas dentro do volume esperado para essa época do ano. Os próximos dias terão pancadas de chuva em todas as regiões do estado, com nebulosidade variável. As informações são da Epagri/Ciram.

A quarta-feira, 3, deve ser com sol entre nuvens na maioria das regiões do Estado, com condição de chuva e temporais localizados especialmente a partir da tarde. A temperatura é elevada até sexta-feira, 5, quando começa a diminuir, ficando mais amena no sábado.

A previsão do tempo é típica do mês em que o verão acaba e o outono inicia, no dia 20 de março. A chuva diminui no mês de abril e maio, e a média do trimestre deve ficar abaixo ou próxima da média. Em relação à temperatura, as massas de ar mais frio chegam na metade para o final do mês de março. A tendência é que ocorram bons períodos com amplitude térmica, que são os dias que começam mais frios com tardes mais quentes.

 

Fevereiro termina com quase 400 milímetros de chuva no litoral catarinense

Fevereiro foi marcado por chuva, sobretudo na última semana do mês. O volume de água quase atingiu a marca de 400 milímetros, bem acima do esperado para essa época do ano. A chuva persistente esteve associada a um cavado (área de baixa pressão próximo ao litoral de SP) que se estendeu até o litoral de SC e combinada a um sistema de alta pressão. Esses fatores mantiveram o fluxo de umidade vinda do mar para o litoral catarinense.

Confira a previsão do tempo do AlertaBlu para Blumenau nos próximos dias:

Terça-feira (2)

Presença de nuvens com aberturas de sol sobretudo entre o fim da manhã e início da tarde. A partir da tarde, há condição para pancadas de chuva com algumas trovoadas devido à formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em Santa Catarina. Temperatura máxima de até 31°C, com vento fraco de oeste/sudoeste passando a leste/nordeste.

Quarta-feira (3)

Tempo instável e com chuva devido à influência de perturbações em diversos níveis da atmosfera em SC favorecendo a formação e áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas a partir do final da manhã. Não se descarta o risco para temporais isolados com rajadas fortes e momentâneas e vento e chuva intensa em curto período. Temperatura mínima de 21 e máxima de 31°C. Vento fraco de oeste/sudoeste passando a leste/nordeste.

Quinta-feira (4)

O sol aparece em meio a variação de nuvens, no entanto, a partir da tarde, um sistema de baixa pressão que se forma sobre SC favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados com rajadas fortes e momentâneas e vento e chuva intensa em curto período. Temperatura mínima próxima dos 22°C e máxima de até 32°C, com vento fraco de oeste/sudoeste passando a leste/nordeste.

Sexta-feira e sábado (5 e 6)

Um sistema de baixa pressão no litoral catarinense associado a cavados (áreas alongadas de baixa pressão) no continente favorecem a condição para pancadas de chuva com trovoadas. Na sexta-feira a chuva ocorre a partir da tarde e no sábado, na madrugada e, entre tarde e noite. As temperaturas mínimas e máximas oscilam entre 22°C e 29°C.