sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaEpagri/Ciram emite alerta para temporais com raios e rajadas de vento nesta...

Epagri/Ciram emite alerta para temporais com raios e rajadas de vento nesta sexta (21/12)

 

O Epagri /Ciram, órgão responsável pelo monitoramento do clima em Santa Catarina, emitiu um alerta sobre o alto risco para temporais localizados no Estado. A previsão é ocorram entre o meio-dia e à meia-noite desta sexta-feira (21/12/18).

Além de pancadas de chuva com forte atividade elétrica (raios), também podem ocorrer rajadas de vento de 60 a 100 km/h, além de granizo. A chuva deve ter um acumulado médio entre 20 a 30 mm, com pontuais que podem superar 50 mm.

Um sistema cavado atua sobre o Sul do Brasil e há a aproximação de uma nova frente fria. As informações foram divulgadas pelo meteorologista do Epagri/Ciram, Marcelo Martins e Gilsânia Cruz.

Segundo os bombeiros de Blumenau, na noite de quinta-feira (20) foram atendidos 17 chamados relativos ao temporal. A maioria foram cortes de árvores para desobstruir vias ou que estavam caídas sobre residências. Foram sete chamados em Blumenau, cinco em Brusque, quatro em Timbó e um em Guabiruba. Confirmando-se essa previsão de mau tempo acima, possivelmente teremos mais casos hoje ao longo do dia.

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL DE SC

Tempestades

  • Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
  • Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
  • Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas.
  • O banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS