quinta-feira, 13 maio 2021
Início Clima Epagri/Ciram diz que não há previsão para neve no fim de semana...

Epagri/Ciram diz que não há previsão para neve no fim de semana em Santa Catarina

 

 

 

 

Fotos de Bom Jardim da Serra (SC): Tere Krop (via Conexão GeoClima)

A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe neve, geada e temperaturas negativas para Santa Catarina. No amanhecer desta sexta-feira (21/08/20), muitos municípios registraram temperaturas abaixo de 0°C e também houve registro de geada nos pontos mais altos.

A neve mais forte foi registrada por volta das 20h30 de quinta-feira (20) em Bom Jardim da Serra (SC) onde o termômetro marcava -3°C. Cerca de uma hora depois, ocorreu também em São Joaquim, que registrava -0,9°C, mas no amanhecer desta sexta (21) a temperatura baixou ainda mais chegando a -5°C.

No Morro da Igreja, em Urubici, chegou a congelantes -8,6°C. Segundo a Epagri/Ciram é o recorde absoluto, já que a mínima mais baixa registrada no local até então era de – 7,8°C, em julho de 2013. O Rafaael Bernardino, do Conexão GeoClima, gravou as imagens da neve caindo quando estava em Bom Jardim da Serra (SC).

 

 

A Epagri/Ciram também registrou a ocorrência de neve nos municípios de Rancho Queimado e Major Gercino, na região da Grande Florianópolis Serrana. Também nevou na Serra Smith, em Joinville, na divisa com o município de Campo Alegre.

Com o tempo ficando mais seco, ainda durante a madrugada, o dia começou com a geada em grande parte da Serra Catarinense. Durante a manhã desta sexta-feira o frio intenso continua em todas as regiões e as temperaturas não devem passar dos 9°C na Serra e Meio-Oeste e dos 14°C, na região do Litoral.

Em todas essas localidades (Figura 1), as temperaturas ficaram próximas de 0°C, com elevada umidade do ar, condições necessárias para a ocorrência de neve. De modo geral, o fenômeno ocorreu em curto período de tempo e com fraca intensidade, sendo Bom Jardim da Serra o município onde os turistas presenciaram flocos de neve em período mais prolongado.

 

Figura 2: Temperatura mínima em Santa Catarina nesta sexta-feira (21/08) | Elaboração: Mikon Alves do Epagri/Ciram

 

As temperaturas mínimas registradas entre a madrugada e amanhecer desta sexta-feira (21) ficaram mais baixas e negativas no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, como mostra a Figura 2.

Figura 2: Temperatura mínima em Santa Catarina nesta sexta-feira (21/08/20) | Elaboração: Mikon Alves do Epagri/Ciram

 

Não há mais previsão de neve no decorrer desta sexta-feira (21). O frio continua, mas a umidade do ar diminui em todas as regiões, o que favorece a condição de geada nas madrugadas de sábado e domingo (22 e 23).

 

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS