sábado, 4 dezembro 2021
InícioEventosEntrega de viaturas e equipamentos na comemoração dos 56 anos do Batalhão...

Entrega de viaturas e equipamentos na comemoração dos 56 anos do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Blumenau

Formatura Bombeiros 13-8-14 (21)

Fotos e texto: Luciano Bernz

O 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Blumenau, comemorou na manhã desta quarta-feira (13), o aniversário de 56 anos de instalação.

Formatura Bombeiros 13-8-14 (19)

Na cerimônia foram entregues condecorações, medalhas, promoções e foram apresentados as novas aquisições, que irão contribuir com a segurança de nossa cidade. Foram momentos para reconhecer quem trabalhou em prol da comunidade blumenauense.

Entrega de viaturas e equipamentos

O Corpo de Bombeiros também mostrou as novas viaturas que recebeu. Elas serão incorporados à estrutura de pronto atendimento emergencial. São um quadriciclo para apoio operacional e resgate; uma moto náutica para prevenção e salvamento aquático e uma ambulância, totalizando um investimento de R$ 235 mil.

Formatura Bombeiros 13-8-14 (6)

Formatura Bombeiros 13-8-14 (3)

Formatura Bombeiros 13-8-14 (2)

Além das viaturas, foram recebidos também 12 equipamentos de proteção respiratória e 3 de mergulho. Foram adquiridos ainda com investimentos do convênio municipal a partir das taxas de prevenção de segurança contra incêndio, equipamentos de salvamento em altura e de proteção individual contra incêndio (casaco, calça, bota, capacete, luva e balaclava).

Formatura Bombeiros 13-8-14 (7)

Agora cada bombeiro militar de Blumenau terá seu próprio equipamento de proteção contra incêndio. Os investimentos em equipamentos foi no total de R$ 350 mil.

Ao fim da cerimônia, os praças promovidos foram ao pátio para o tradicional banho de formatura.

Formatura Bombeiros 13-8-14 (30)

Formatura Bombeiros 13-8-14 (32)

O Comandante interino do 3º Batalhão de Bombeiros, Major BM José Gamba Júnior, falou com a nossa equipe após a cerimônia.

Bombeiros_12-8-14_07O Blumenauense: Major, são 56 anos de um dos principais batalhões de bombeiros do estado. O que vale destacar nessa data tão importante?

Major Gamba: É uma satisfação poder estar participando deste momento aqui em Blumenau, onde comemoramos 56 anos da instalação do Corpo de Bombeiros aqui na cidade.

As coisas mudaram muito ao longo desses 56 anos. Um grande investimento tem sido feito na corporação, em todo nosso aparato logístico, de viaturas. Temos uma grande carência na questão de efetivo. Mesmo assim, o atual acaba sendo um grande diferencial, em razão do elevado grau de comprometimento e qualidade dos nossos profissionais. Na hora do atendimento emergencial, eles acabam praticamente se multiplicando, não deixando a comunidade ser prejudicada de forma alguma em razão disso.

O Blumenauense: Existe alguma previsão para aumento desse efetivo?

Major Gamba: Sim. Temos hoje 160 bombeiros militares em período de formação. Até o fim de 2014 eles concluem o curso de capacitação. Depois disso, eles serão distribuídos por todas as unidades do estado. O comando geral está adotando alguns critérios, para que as unidades com maior necessidades, recebam o maior número de efetivo.

Claro que o número de novos bombeiros que virá, não irá resolver toda situação de carência de efetivo. Mas com toda certeza irá auxiliar e muito, para um atendimento com mais qualidade à população.

A equipe de O Blumenauense, parabeniza o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Blumenau pela passagem dos seus 56 anos.
A esses valorosos soldados guerreiros, nossos votos de sucesso. E que continuem fazendo esse maravilhoso trabalho de cuidar das vidas de nossa gente!

Histórico

Formatura-Bombeiros-13-8-14-(35)

A ideia da construção de um quartel do corpo de bombeiros na cidade, surgiu na década de 50, pela necessidade de fazer frente ao grande número de sinistros que ocorriam na região. Pela lei no 796, de 25 de julho de 1957, foi aspirado pela comarca de Blumenau, um empréstimo de caráter popular, que visava a obtenção de fundos para a compra de equipamentos e construção de uma edificação, onde seria instalado um quartel do corpo de bombeiros.

Formatura Bombeiros 13-8-14 (33)

A partir de então o relacionamento do comando geral com a Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB), e Prefeitura Municipal, impulsionaram aquisição de viaturas e equipamentos para idealização dos erviço de bombeiro no município. Foram efetuadas adaptações para que pudesse receber uma guarnição de serviço e na data de 13 de agosto de 1958, sob o comando do Tenente Francisco José Schramm, começou a funcionar regularmente o serviço do Corpo de Bombeiros de Blumenau, sendo a primeira organização de bombeiro militar a ser descentralizada fora de Florianópolis.

No período de 13/08 a 31/12/58 foram atendidos três incêndios em edificações e um em veículo, um princípios de incêndios em edificações e outro em matas, duas inundações e três socorros diversos, num total de 11 ocorrências. Em 13 de setembro de 1971, sua denominação foi alterada para 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros e seu efetivo aumentado para 40 bombeiros. Em 07 de julho de 1978, foi inaugurado o quartel definitivo na Rua Sete de Setembro.

Em março de 1983, passou a se chamar 2º Sub Grupamento de Incêndio do 1º Grupamento de Incêndio E em novembro de 1994 é denominado 2º Companhia de Bombeiro Militar. Recentemente em 1º de agosto de 1997, através da portaria Nº 253/97, é transferida a sede do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Florianópolis para Blumenau e instalado definitivamente em 02 de setembro de 1997, data de aniversário de Blumenau.

Blumenau foi o primeiro município catarinense a implantar o serviço de atendimento pré-hospitalar no estado e o segundo no brasil. O serviço começou a atender as chamadas emergenciais em dezembro de 1987, quando o Corpo de Bombeiros, sob o comando do Capitão PM Jari Luiz Dalbosco, recebeu da Associação Comercial e Industrial de Blumenau, um veículo Chevrolet, modelo Caravan, ano 1987, doado pelo Cônsul Honorário da Republica Federativa da Alemanha, Hans Dieter Didjurgeit e adaptado para realizar socorros de urgência. Hoje todas as OBM do estado possuem este serviço e representam aproximadamente 30% do total das chamadas atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Homenageados

Na cerimônia foram homenageados com Menção Honrosa, pelos 30 anos de serviços prestados, o 2º SGT BM Israel Machado e o 3º SGT BM Nilson Plautz. O Sub Tenente BM da reserva remunerada Jeraci Lidio Duarte, foi homenageado, representando neste ano os Bombeiros Militares da reserva do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.

Os Bombeiros Comunitários Renato Linhares, Amarildo Burckhardt e Xavante Nazário Metsker, foram homenageados como destaques do ano de 2013. O 2º SGT BM Nilton Dos Santos, CB BM Edson Leonardo Baerwaldt e o CB BM Hilton Butzke, receberam homenagem como destaque no 1º semestre de 2014.

Os bombeiros abaixo relacionados receberam medalhas:

Medalha de Mérito de Tempo de Serviço-Categoria Bronze:
– Cb BM MARCELO dos Santos;

Conceder a Medalha de Mérito de Tempo de Serviço-Categoria Prata:
– Cap BM MARCIO Reinert;
– Sub Ten ERICA M. Haack Reinert;
– Sub Ten Osni Tadeu HUGEN;
– 1º Sgt BM EVANDRO de Mello do Amaral;
– Cb BM Adilson Luiz VICENTE;
– Cb BM Carlos Gunther Speck;
– Cb BM Dalton Teixeira PATRÍCIO;
– Cb BM João Augusto GONÇALVES de Oliveira;
– Cb BM Marcos PROCHNOW;
– Cb BM Mário César DIAS;
– Cb BM CLAUDINEI Kuodrek;
– Cb BM EDO A. Lemes da Costa;
– Cb BM GEAN Carlos Espíndola;

Conceder a Medalha de Mérito de Tempo de Serviço-Categoria Ouro:
– 2º Sgt BM NILTON dos Santos;
– 2º Sgt BM Osvaldo PRETO;

Medalha de Mérito Bombeiro Militar-Categoria Bronze:
– 2º Ten BM Filipe da Silva DAMINELLI;
– 2º Sgt BM Israel MACHADO;
– Cb BM Edson LEONARDO Baerwaldt;
– Sd BM Fabrício da Costa LOPES;
– Sd BM Jean Carlos SOPHIATTI;

Medalha de Mérito Bombeiro Militar-Categoria Prata:
– Cap BM Alcione Amilton de FRAGAS;
– Sub Ten BM GERMANO Antônio Martins;
– 1º Sgt BM Edgar PADILHA de Lima;
– 3º Sgt BM NILSON Plautz;

Medalha de Mérito Bombeiro Militar-Categoria Ouro:
– Cap BM MARCIO Reinert;
– Sub Tem BM ERICA M. Haack Reinert;
– 2º Sgt BM Osvaldo PRETO;
– 3º Sgt BM Rafael Pereira MARTINS.

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS