terça-feira, 13 abril 2021
Início Economia Entram em vigor novas regras para funcionamento dos salões de beleza

Entram em vigor novas regras para funcionamento dos salões de beleza

Regras salão de cabelereiros

Foto: Maicon Damasceno | Jornal O pioneiro

Já está em vigor a nova Instrução Normativa Estadual que define regras para o processamento de artigos e superfícies em salões de beleza e estética. A Vigilância Sanitária de Blumenau orienta que estes estabelecimentos tomem conhecimento sobre as novas determinações e alerta para as principais mudanças. A partir de agora, por exemplo, está proibida a utilização de estufas. Desta forma, manicures e pedicures devem utilizar equipamentos de autoclave para esterilização de materiais cortantes, como alicates e espátulas.

Pentes, escovas de cabelo, tesouras e toalhas também passam a ter uma regra para serem utilizados. Todos estes itens, segundo a nova instrução normativa, devem ser disponibilizados devidamente desinfetados e protegidos para cada cliente. Além disso, fica expressamente determinado que todos os profissionais que atuam nestes estabelecimentos devem possuir o comprovante do esquema vacinal completo, com ênfase para as vacinas Difteria, Tétano e Hepatite B, disponibilizadas pelo serviço público.

As regras visam prevenir a contaminação, tanto dos profissionais como dos clientes, por doenças, como Aids, micoses e outras. O não cumprimento das determinações pode implicar em penalidades. A integra da nova Instrução Normativa Estadual está disponível no site da prefeitura (www.blumenau.sc.gov.vr), na página da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por executar a fiscalização dos salões de beleza e de estética em Blumenau.

Texto de Talita Catie

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS