Entram em vigor novas regras para funcionamento dos salões de beleza

Regras salão de cabelereiros

Foto: Maicon Damasceno | Jornal O pioneiro

Já está em vigor a nova Instrução Normativa Estadual que define regras para o processamento de artigos e superfícies em salões de beleza e estética. A Vigilância Sanitária de Blumenau orienta que estes estabelecimentos tomem conhecimento sobre as novas determinações e alerta para as principais mudanças. A partir de agora, por exemplo, está proibida a utilização de estufas. Desta forma, manicures e pedicures devem utilizar equipamentos de autoclave para esterilização de materiais cortantes, como alicates e espátulas.

Pentes, escovas de cabelo, tesouras e toalhas também passam a ter uma regra para serem utilizados. Todos estes itens, segundo a nova instrução normativa, devem ser disponibilizados devidamente desinfetados e protegidos para cada cliente. Além disso, fica expressamente determinado que todos os profissionais que atuam nestes estabelecimentos devem possuir o comprovante do esquema vacinal completo, com ênfase para as vacinas Difteria, Tétano e Hepatite B, disponibilizadas pelo serviço público.

As regras visam prevenir a contaminação, tanto dos profissionais como dos clientes, por doenças, como Aids, micoses e outras. O não cumprimento das determinações pode implicar em penalidades. A integra da nova Instrução Normativa Estadual está disponível no site da prefeitura (www.blumenau.sc.gov.vr), na página da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por executar a fiscalização dos salões de beleza e de estética em Blumenau.

Texto de Talita Catie