quarta-feira, 12 maio 2021
Início Geral Entrada e saída de navios está totalmente liberada no Complexo Portuário de...

Entrada e saída de navios está totalmente liberada no Complexo Portuário de Itajaí

A entrada dos navios estava impedida desde terça-feira (12) devido a ressaca do mar. Neste sábado foi liberada. | Foto: Adolfo Junior

Desde terça-feira (12), ondas de até 3,5m de uma forte ressaca no mar, impediram as manobras de praticagem para entrada de embarcações ao Complexo Portuário de Itajaí, formado pelo APM Terminals (Itajaí) e a Portonave (Navegantes). Na quinta (14), foi oficialmente proibida tanto a entrada quanto saída de embarcações, porque até esta data, os navios conseguiam pelo menos sair do Canal da Barra.

Alexandre-Gonçalves-Rocha
Alexandre Gonçalves da Rocha

Segundo o prático Alexandre Gonçalves da Rocha, neste sábado (16), o estado do mar já permitia a execução da praticagem com segurança aceitável. Ele informou que a maré meteorológica negativa de 70 centímetros, uma das maiores já observadas na região, não causaria prejuízos.

“Inicialmente, a praticagem será realizada apenas com maré enchente, de modo a garantir a maior distância possível entre o navio e o fundo do canal. Esta providência é necessária porque a maré observada está de 60 a 70 centímetros abaixo da previsão. A razão para isto é a combinação de um sistema de alta pressão no oceano com um sistema de baixa pressão no Paraguai, que transporta água da costa para o mar.” completou Alexandre.

A estimativa é que o prejuízo para cada navio parado, gire em torno de U$ 15 mil a U$ 50 mil. Dos sete que aguardavam entrar no complexo, três partiram para outros destinos.

 

 

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS