Entidades repudiam proposta de vereador de fechar o comércio aos domingos em Blumenau

O projeto de Lei foi classificado como "Contrário ao desenvolvimento da cidade, à geração de emprego e renda às milhares de famílias, além de prejudicar o turismo"

Rua XV de Novembro, Centro

A Conselho Municipal de Turismo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Blumenau), a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe), a Associação Empresarial (Acib) e o Sindilojas, entidades de Blumenau, enviaram notas repudiando o projeto de lei do Vereador Jovino Cardoso propondo o fechamento do comércio aos domingos.

Nota conjunta da CDL, AMPE, ACIB e SINDILOJAS 

“É lamentável saber que um vereador da nossa cidade apresente um projeto que seja contrário ao desenvolvimento de Blumenau, à geração de emprego e renda às milhares de famílias e ainda quer prejudicar o turismo da cidade.

Parece-nos que o parlamentar não vivencia o dia a dia da cidade, não conhece o povo trabalhador que aqui se firma e com muita determinação faz a economia girar. O comércio varejista e o setor de turismo, juntos, representam 23,3% do Valor Adicionado Fiscal (VAF); 22,1% das empresas e são responsáveis por 17% dos empregos em Blumenau, de acordo com dados do Sebrae, apresentados em encontros do Pedem.

Em uma cidade em que o número de habitantes ultrapassa os 360 mil e cresce constantemente, é totalmente inviável que lojas, supermercados, shoppings, postos de combustíveis e tantos outros estabelecimentos comerciais estejam fechados aos domingos.

O projeto também vai na contramão de tudo que o município e os empresários têm feito para alavancar o turismo na cidade e conquistar visitantes o ano todo, em um calendário repleto de eventos mensalmente.

Se, hoje, Blumenau se orgulha dos excelentes números da geração de empregos é por causa de uma economia variada, de gente que trabalha sim aos domingos e feriados e muitas pessoas dispostas a conquistar sua renda de forma honesta. Além disso, nossos indicadores econômicos são excelentes atrativos para investidores. Projetos como o proposto fazem justamente o contrário: afastam investidores e turistas. Ou seja, menos empresas, empregos, renda e menor arrecadação de impostos.

Devemos levar em conta ainda que é justamente aos domingos que muitos trabalhadores conseguem ganhar recursos extras, seja em virtude dos amparos legais, que preveem ajuda de custos, ou em virtude das comissões. Afinal, todos sabem que vendedor precisa vender para ganhar comissão e ter um salário melhor ao final do mês.

Além do mais, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as Convenções Coletivas de Trabalho, elaboradas pelos sindicatos patronais e laborais, garantem direitos a todos os trabalhadores, entre eles o direito da folga semanal e a proibição de trabalhar mais do que dois domingos seguidos.

Sugerimos ainda que o vereador, antes de propor projetos absurdos como este, converse com a população e as entidades, como muitos parlamentares têm feito, para entender o cenário e fazer proposições adequadas à realidade da nossa cidade e nossa população.”

Nota do Conselho Municipal de Turismo de Blumenau

Através desta, vimos nos manifestar sobre proposta do vereador Jovino de fechar o comércio aos domingos, em Blumenau.

Recentemente passamos por momentos extremamente delicados, onde nos vimos confinados e impedidos de desenvolver nossas atividades, sejam elas profissionais ou de lazer e o que esperamos é ter restabelecido nossas rotinas e de podermos recuperar o tempo perdido.

Propostas como essa em nada ajudam uma cidade, como Blumenau, que quer ser protagonista no turismo e que vem se preparando para tal. Na verdade, mostra total falta de sintonia com a realidade e as dificuldades que enfrentamos dia após dia e certamente não precisamos de mais esse balde de água fria.

Pedimos que esse tema seja imediatamente retirado da pauta e que futuras propostas sejam melhor estruturadas para que não caminhemos na contramão do desenvolvimento, da geração de oportunidades, empregos e investimentos.

Blumenau, 02 de junho de 2022.
CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE BLUMENAU
Ulysses Alexander Kreutzfeld
Presidente