quarta-feira, 12 maio 2021
Início Saúde Entidade de saúde pede que pacientes com câncer sejam prioridades para a...

Entidade de saúde pede que pacientes com câncer sejam prioridades para a vacina

Pedido feito pela Sociedade Brasileira de Mastologia marcou comemoração do Dia da Mamografia e Dia da Mastologia.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) celebrou nesta sexta-feira (05/02/21) o Dia da Mamografia e o Dia da Mastologia fazendo um apelo às autoridades: incluir os pacientes diagnosticados com câncer de mama e também outros cânceres como prioridade para receber a vacina contra a covid-19.

Segundo dados da entidade, a pandemia do coronavírus reduziu em 75% as cirurgias de câncer de mama no Brasil entre os meses de março e abril do ano passado (período de pico da pandemia), em comparação ao mesmo bimestre de 2019. “Não só as pacientes deixaram de ser operadas, como muitas deixaram de realizar o rastreamento mamográfico para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Muitas ainda deixaram de ir aos consultórios médicos para fazer suas consultas de rotina no seguimento de suas doenças”, disse o presidente da SBM, Vilmar Marques.

Marques alertou que as pessoas com câncer de mama e outros tipos de câncer devem ser incluídas no grupo de risco à covid-19 para vacinação priorizada. “Esses pacientes têm de ser convocados para vacinação, sem demora. Imagine uma mulher fazendo quimioterapia. Se ela, porventura, vir a contrair covid-19, essa mulher tem o seu tratamento muito prejudicado. Além disso, quando grave, ela tem uma porcentagem muito maior de ser contaminada, do que qualquer outra pessoa”.

O medo de contaminação pela covid-19 resultou em uma queda de 45% no número de mamografias realizadas entre janeiro e julho de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento foi feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, em parceria com a SBM.

Fonte: Agência Brasil

MAIS LIDAS