domingo, 19 setembro 2021
InícioSem categoriaEnade: coordenadores explicam a razão do crescimento dos cursos na avaliação

Enade: coordenadores explicam a razão do crescimento dos cursos na avaliação

Foco em melhorar cada vez mais a qualidade dos cursos e a preparação dos alunos para as provas: para os coordenadores de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue da FURB, essas são as razões para ambos terem obtido nota máxima (5) na avaliação dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012. 

Na edição de 2006, o curso de Secretariado Executivo Bilíngue já havia feito um bom resultado, obtendo 4 pontos. Três anos depois houve uma queda de um ponto no rendimento, motivo que fez a coordenação do curso realizar algumas mudanças. “A troca de centros nos favoreceu. No Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), estamos em uma área mais relacionada ao curso”, explica a coordenadora do curso, Nancy Filomena Fontana, sobre a saída do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC).

Segundo ela, a partir de 2009 também foi travada uma batalha para o curso avançar. “Melhoramos os aspectos físicos e também a parte de motivação aos alunos. Eles procuram se esforçar mais tanto na parte teórica, aqui na FURB, quanto na prática vivenciada nas empresas em que trabalham. Saio da coordenação no início de 2014 satisfeita com o desempenho deles”, finalizou.

Desempenho crescente

O outro curso de graduação com nota máxima no Enade, Ciências Contábeis, tem uma história um pouco diferente na avaliação. Obteve um desempenho crescente nas três últimas edições: em 2006 teve nota 3, em 2009 chegou a 4 e, na última edição, alcançou o escore máximo. “Nos adequamos às normas gerais, alteramos a grade para favorecer os estudos dos alunos e melhoramos a qualidade do corpo docente”, resumiu Ricardo Lyra, coordenador do curso.

Lira também reiterou que há uma conscientização maior dos alunos. “Hoje, ao final do curso é feito um exame do Conselho Federal de Ciências Contábeis para poder atuar profissionalmente, e isso ajuda para que o aluno intensifique a aprendizagem, se dedique e estude mais para os exames”.

Além destes dois cursos, outras graduações foram destaque na edição do Enade: Publicidade e Propaganda, Ciências Econômicas, Direito e Psicologia conseguiram nota 4 e Administração, Tecnologia em Marketing, Design – Projeto de Produto, Moda e Turismo e Lazer obtiveram nota 3.

via FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS