Empresário na área de eventos comemora os números positivos desse ano

Norberto Mette, Cristina Schmitt Miranda e Develon da Rocha, sócios da Sol Feiras e Eventos

 

O Festival de Botecos entra na sua quinta edição em 2016. Esse foi apenas um dos eventos organizados pela Sol Feiras e Eventos de Blumenau, que tem como fundador e sócio, Develon da Rocha. O Stammtisch também teve a mão dele junto com o ex-secretário de turismo e sócio, Norberto Mette, além da sócia Cristina Schmitt Miranda.

Develon da Rocha (3)A entrevista foi feita na noite desta segunda-feira (2/5/16), quando aconteceu o 1º Concurso do Melhor Prato Popular de Boteco, do 5º Festival de Botecos. Além do evento, conversamos sobre esse mercado em si.

OBlumenauense: Como está o mercado de eventos para vocês neste ano de 2016?

Develon da Rocha: Para nós, o setor permanece estável. Somente no Roteiro Blumenau Gastronômico, nós tivemos um crescimento de 30%. Depois aconteceu o Stammtisch, que foi um sucesso e agora vem o Festival de Botecos. Se tomar como base os últimos dois eventos, o festival também será um sucesso. Nos momentos de crise, temos que nos reinventar, o que se aplica a qualquer outro mercado.

É o que aconteceu ao realizamos esse concurso hoje (2). Vamos trazer coisas diferentes, porque o grande objetivo e desafio desse mercado, é trazer o público para consumir. Por isso temos novos pratos, preços e ideias; fazendo com que se quebrem alguns paradigmas com os chefes de cozinha da nossa região. Os expositores ficaram com fila de espera, um sinal positivo já que mostra que o festival de botecos é muito bom para quem faz negócios e o próprio consumidor que tem opções gastronômicas.

OBlumenauense: Existe algo diferente nesta edição?

Develon da Rocha: Na parte de divulgação, estamos trabalhando forte nas mídias online, sem deixar de lado as outras. Um diferencial também foram os jurados que votaram no concurso do prato popular do Concurso do Melhor Prato Popular de Boteco. E como pudemos ver hoje, nós tivemos esse feedback positivo tanto por parte dos jurados quanto dos participantes. Pretendemos aprimorar isso cada vez.

OBlumenauense: Antes você comentou sobre os Stammtisch, que ocorreu no dia 23 de abril. Como foi para você a edição desse ano?

Develon da Rocha: Em relação ao ano passado, foi uma edição maior, com aumento de 40 grupos. Mas em virtude de alguns acontecimentos nós punimos 12 grupos e estamos trabalhando para aperfeiçoar para o ano que vem. Queremos mais qualidade e não quantidade, privilegiando aqueles que realmente são grupos de Stammtisch, não os montados semanas antes para vender camisas, pulseiras, etc. O objetivo do evento é a confraternização dos amigos, então seremos mais rigorosos no ano que vem.

Develon da Rocha (2)OBlumenauense: Quais os próximos eventos programados pela sol?

Develon da Rocha: De de 12 a 14 de junho tem Festival de Botecos em Blumenau e no mês seguinte será em Rio do Sul. Em agosto acontece o SC Gourmet e se as negociações derem certo, em setembro faremos a Bier Week em Florianópolis. No mês de Outubro, promoveremos a Bier Vile, festa da cerveja em Joinville, com repercussão muito positiva no ano passado. O evento que reunirá mais de 50 rótulos de cervejas artesanais, será a maior do gênero em outubro no Estado.

OBlumenauense: Na forma de administrar o negócio de vocês, existe alguma mudança no planejamento desse ano?

Develon da Rocha: Estamos visitando vários eventos para buscar algo diferente. Dentro de alguns dias estaremos fazendo uma pesquisa fora do país. Como o mercado se reinventa, nós também temos que nos reinventar buscando coisas novas ao nosso consumidor. Podem ter certeza que no segundo semestre desse ano ainda, a Sol vai trazer novidades a todos os moradores e degustadores de uma boa comida e gastronomia.

OBlumenauense: Qual a linha de pesquisa e trabalho que vocês tem buscado na realização de novos eventos?

Develon da Rocha: Conforme fonte do New York Times, a gastronomia gourmet de produtos especiais está em ascendência até 2025, mesmo com essa crise. Baseados nisso estamos fazendo um trabalho de pesquisa para buscar coisas novas tanto no setor de alimentos, quanto de bebidas. Gastronomia envolve tudo isso. Nós estamos buscando novas experiências para o consumidor.