quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioEconomiaEmpresa blumenauense é pioneira no descarte de óleo vegetal em SC

Empresa blumenauense é pioneira no descarte de óleo vegetal em SC

reciclar-oleo-de-cozinha

Com um volume de 40 toneladas de resíduos recolhidos nas cidades da região, a Controil se responsabilizará pela coleta nos pontos de alimentação no empreendimento do grupo Bianchini.

Apesar do problema que isto pode gerar, nem todos dão a devida importância para o descarte do óleo de cozinha e dos resíduos gordurosos. Um litro de óleo, por exemplo, se despejado na tubulação convencional é suficiente para poluir cerca de 100m³ de água, o que encarece o seu tratamento em 45%. Além disso, o derramamento dele no meio ambiente contribui para a morte de rios, mananciais e acelera a destruição da camada de ozônio, em virtude do gás metano que libera após se degradar.

Pioneira na região, a empresa Controil Ambiental de Blumenau (SC) tem desde 2005 atuado na luta por um planeta mais saudável, desenvolvendo a coleta de óleo de cozinha e gordura para fins ecologicamente corretos. Este descarte de resíduos é oferecido sem custo algum e conta com a aprovação e regulamentação de órgãos voltados a preservação da natureza, como a Faema e Fatma. Cerca de 40 toneladas por mês é o volume que a Controil coleta nas cidades do Vale do Itajaí e Alto Vale.

De acordo com o proprietário da empresa, Jacó José da Costa, o maior desafio é o trabalho de conscientização das pessoas. “A reeducação de hábitos ecológicos é o que a gente procura despertar na população. Mostrar o impacto negativo que nós mesmos causamos ao meio ambiente, por não tomar devidos cuidados, como o descarte correto do lixo,” afirma.

Neste trabalho de conscientização, a Controil tem atuado junto às escolas através do Projeto Papaolito, que por meio de palestras e demonstrações, fomenta esta questão de sustentabilidade e da importância do descarte correto de resíduos gordurosos e o quanto isto é vital para a preservação do meio ambiente.

O grupo Bianchini, que está erguendo um parque multissetorial na região norte de Blumenau, apoia iniciativas como estas. “Faz parte dos nossos princípios ecológicos respeitar o meio ambiente e fomentar ações que cultivem a sustentabilidade. O trabalho de descarte de resíduos é de extrema relevância para a sociedade, se levarmos em conta os efeitos negativos que ele pode ocasionar”, considera o diretor de negócios do BBP, Marco Aurélio Neuwiem.

As empresas de alimentação que ocuparem a Alameda de Serviços do empreendimento não precisarão se preocupar com o descarte de resíduos, pois já existe uma parceria do parque com a Controil para realizar a coleta.

Atento aos critérios de sustentabilidade, o Bianchini Business Park, é membro do Green Building Council Brasil, que certifica instalações sustentáveis no mundo inteiro. O empreendimento atende às especificações do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Utilizado em mais de 130 países, ele leva em consideração questões como eficiência energética, uso racional da água, espaços sustentáveis e qualidade ambiental interna.

Texto: Fernando Gonzaga 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS