Enquanto a música ecoa e os pavilhões fervilham de alegria, há um outro ritmo pulsando dentro da Vila Germânica: o do trabalho. São cerca de 6 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente para garantir que a maior festa alemã das Américas funcione com eficiência — da limpeza à segurança, do atendimento à iluminação.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

Entre esses trabalhadores está Malu Cordeiro de Oliveira, 32 anos, que viu na Oktoberfest a chance de recomeçar após ficar desempregada desde 2020. Contratada temporariamente pela empresa Minister, responsável pelos serviços de limpeza e segurança, ela integra o grupo de 635 colaboradores e trabalha das 9h às 18h cuidando dos setores da festa. “Fico concentrada para fazer tudo certo”, diz, esperançosa em ser efetivada após o evento.

A festa também é ponto de partida para quem busca um novo começo. O venezuelano José Francisco Barrios Sanchez, 30 anos, imigrou há cinco meses para o Brasil e está em Blumenau há pouco mais de 60 dias. “É uma experiência incrível, a equipe é ótima e me sinto em família”, conta, em “portunhol”, enquanto envia parte do salário para o pai, que ainda vive em Maracaibo, na Venezuela.

Para outros, como Cláudio Barbosa de Souza, a Oktoberfest é sinônimo de renda complementar. Há 15 anos, ele aproveita o evento para reforçar o orçamento familiar. “É um dinheiro importante, e o pessoal aqui é legal. Depois do trabalho, ainda dá pra tomar um chope e curtir um pouco”, comenta. Ao longo do ano, Cláudio atua em um parque aquático em Gaspar e já se organiza com antecedência para trabalhar durante o mês de outubro.
O trabalho segue um sistema organizado e visualmente identificável. Na área da limpeza, os coletes têm cores distintas: rosa no Setor 1, azul claro no Setor 2, laranja no Setor 3, cinza no Setor 4 e verde-escuro na Praça de Alimentação. Quem limpa as mesas usa colete branco e touca na cor correspondente ao setor.
Na segurança, a lógica se repete: preto nos postos fixos, azul-escuro nas portarias, cinza no Setor 1, laranja no Setor 2, roxo no Setor 3, dourado no Setor 4 e vermelho na Praça de Alimentação.
Além de impulsionar empregos, a Oktoberfest também movimenta a solidariedade. Nesta edição, o público pode contribuir com o serviço de oncologia do Hospital Santo Antônio ao comprar ingressos online ou recarregar o cartão Oktober Karte. As doações também podem ser feitas no hall de entrada dos Setores 1 e 2, fortalecendo o atendimento a pacientes da região.
Celebrando 40 edições entre os dias 8 e 26 de outubro de 2025, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, a Oktoberfest mostra que diversão, oportunidade e colaboração formam uma combinação que vai muito além da festa — movimentam a economia e transformam vidas.
Com informações da Prefeitura de Blumenau
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





