quarta-feira, 12 maio 2021
Início Geral Emocionante: um alerta importante para quem está nesse grupo de risco

Emocionante: um alerta importante para quem está nesse grupo de risco

 

 

Neste 29 de outubro, é lembrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A data oficial foi instituída há 13 anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.

Antes de terminar de ler o texto, confira esse vídeo emocionante:

 

 

Conhecido popularmente como derrame, o AVC acontece em função de alterações do fluxo de sangue ao cérebro, que pode originar uma obstrução de vasos sanguíneos ou ruptura de um deles. É a segunda maior causa de mortes e a primeira de incapacidade no Brasil.

No primeiro caso, quando uma artéria fica obstruída e o sangue não chega a alguma área do cérebro, ocorre o Acidente Vascular Isquêmico, responsável por cerca de 80% dos casos de AVC, segundo o Ministério da Saúde. Já quando há o rompimento de vasos sanguíneos, ocorre a hemorragia intracerebral e o Acidente Vascular Hemorrágico, que é mais grave e tem altos índices de mortalidade.

Em 2019, dezenas de países estão fazendo a campanha “Não Deixe que Seja Você” “(Don’t be the One), pela prevenção e conscientização da rapidez no atendimento como forma de salvar vidas. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cerebrovasculares matam, em média, 100 mil pessoas ao ano o Brasil.

A campanha mundial tem o objetivo de explicar o risco individual e também de informar ao máximo as pessoas sobre ferramentas que possam prevenir e salvar vidas. Uma análise recente da World Stroke Organization (WSO) mostra que o risco de AVC ao longo da vida aumentou e agora é de 1 em cada 4 indivíduos

A hipertensão arterial é a, principal causa dos acidentes vasculares cerebrais tanto isquêmicos, quanto hemorrágicos. Diabetes e as alterações dos níveis de colesterol e de triglicérides são também fatores de risco importantes, especialmente para as isquemias.

Tabagismo, vida sedentária, obesidade e várias doenças cardíacas (problemas do ritmo cardíaco, das válvulas do coração ou infarto do miocárdio) estão entre os fatores que podem ser tratados a fim de prevenir a ocorrência de AVC.

Sinais de alerta do AVC:

  • Boca torta, peça para a pessoa dar um sorriso e observe se ela consegue;
  • Perda de força, peça para elevar os braços e tentar abraçar;
  • Dificuldade na fala, peça para a pessoa repetir a frase de uma música;
  • Alteração na visão, perda repentina da visão em um ou nos dois olhos;
  • Formigamento no rosto, braços ou pernas de um lado do corpo, vertigem ou dificuldade de caminhar, desmaios ou convulsões também devem ser observados.
Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS