domingo, 24 outubro 2021
InícioEconomiaEmissão de alvarás para abertura de novas empresas cresce 76%

Emissão de alvarás para abertura de novas empresas cresce 76%

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Os dados foram divulgados pela Praça do Cidadão e analisados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Texto: Diorgnes Saldanha Lima

Em junho, a emissão de alvarás para a abertura de novas empresas em Blumenau cresceu 76% em relação ao mesmo período de 2014. Os dados divulgados pela Praça do Cidadão e analisados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico apontam que no mês passado 298 alvarás foram emitidos e 88 baixados, um saldo positivo de 210 alvarás. De acordo com os dados, em junho de 2014 o saldo final de alvarás emitidos foi de 119.

O setor de Serviços é o que teve o maior número de alvarás expedidos, com 156. Em segundo lugar aparece o Comércio, com 53; seguido pela Indústria, com 29. No período de janeiro a junho deste ano, já foram emitidos 1.122 alvarás, contra 1.940 de janeiro a dezembro do ano passado.

Microempreendedor individual

Outro setor que teve aumento na emissão de alvarás foi o de Microempreendedor Individual (MEI), com 1.239 documentos liberados entre os meses de janeiro a junho deste ano. A média mensal de 200 emissões alcançada em 2015 supera 2014, quando por mês eram emitidos cerca de 180 alvarás, fechando o ano com 2.222 documentos liberados.

“Esse aumento na emissão dos MEIs é reflexo da facilidade pela formalização dos microempreendedores e pela migração dos profissionais cadastrados como autônomos”, explica Emerson Luiz Marchesini, economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

via SECOM/Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS