Em Setembro Joinville recebe o Encontro Econômico Brasil-Alemanha

encontro-brasil-alemanha

Nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, Joinville recebe a próxima edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha; organizado pela Fiesc, BDI e CNI. Depois de acontecer há sete anos atrás em Blumenau, Santa Catarina recebe novamente o evento que aproxima as relações comerciais entre os dois países.

Para o gerente da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK-SC), Wagner Chugaste, o evento mostra a importância de Santa Catarina para o mundo da economia. “É importante que os empresários catarinenses consigam ver isso como oportunidade de crescimento. Não apenas como compradores de produtos da Alemanha, mas também como oportunidade de mercado para o país”, comenta.

As Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs são associações de empresas e funcionam como representantes oficiais dos interesses comerciais, industriais e de investimentos fora da Alemanha nos países em que estão situadas, no caso da Câmara Brasil-Alemanha, ela representa os interesses da Alemanha no Brasil. Com o mercado europeu mirando Santa Catarina, ela atua como facilitadora das relações entre os países, promovendo o intercâmbio de experiências e o estreitamento entre as empresas brasileiras e alemãs. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007 em Blumenau e atende as cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 70 associados catarinenses.

Na mira do mercado alemão pelo encontro econômico e por instalações de empresas como a BMW, a região Norte do Estado é um dos locais de expansão da AHK-SC, que visa novas parcerias em todas as regiões de Santa Catarina. Somente no ano passado foram 11 novos associados à entidade.