terça-feira, 18 maio 2021
InícioGeralEm setembro começou a implantação no Brasil das novas placas do Mercosul

Em setembro começou a implantação no Brasil das novas placas do Mercosul

Em setembro começou a valer o prazo para iniciar a troca de placas do sistema atual para o padrão veicular do Mercosul.  O Departamento de Trânsito (Detran-RJ) do Rio de Janeiro foi o primeiro do país a implementar o modelo.

 

Nessa primeira etapa precisarão utilizá-la os veículos zero quilômetro, aqueles que passarem por processo de transferência (município ou propriedade) ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Os veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para efetuar a troca.

A novidade vem equipada com QR Code para aumentar a segurança do usuário e diminuir as chances de clonagem. Além disso, terão outros itens de segurança que poderão ser ativados mais tarde, como o chip de dados variáveis.

Um código reunirá todos os dados de confecção da placa, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação. Diferentemente das tradicionais com cor cinza, essa é azul e branca e possui quatro letras e três números. A placa é rastreável por meio de um aplicativo que ainda será disponibilizado pelo Denatran.

O modelo já foi adotado na Argentina e deveria ter começado a ser adotada no Brasil em janeiro de 2016, mas foi adiado duas vezes.

 

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS