sábado, 25 setembro 2021
InícioEconomiaEm dúvida sobre que carreira seguir? Uma dica: saúde

Em dúvida sobre que carreira seguir? Uma dica: saúde

Por Claus Jensen | Fotos: divulgação Uniasselvi

Quando chega a hora de escolher um curso universitário vem sempre a dúvida: qual a opção com mais futuro? As tecnologias mudam, os ramos de negócios também, algumas profissões deixam de existir, mas os seres humanos precisarão cada vez mais de saúde. Isso praticamente não muda, seja agora ou daqui a 100 anos.

Por isso algumas universidades tem investido nos cursos da área. Uma que chama a atenção é a Uniasselvi, que se posicionou muito bem nas notas do MEC em cinco cursos. O de Biomedicina por exemplo, tirou nota 5, por isso ficou não só como o melhor de Santa Catarina, mas também a 9º do Brasil.

O curso de Fisioterapia conquistou nota 4, que também ficou o melhor de Santa Catarina e o 5º melhor do Brasil. A mesma nota foi para Radiologia (melhor do estado) e nutrição (3º melhor de SC e entre os 10 melhores do Brasil).

E para quem prefere Estética e Cosmética (nota 5), a Uniasselvi ficou como a melhor de Santa Catarina e está entre as 20 melhores do Brasil.

 

Laboratório de parasitologia e líquidos corporais

 

O coordenador do Curso de Biomedicina, Antonio Roberto Rodrigues Abatepaulo, lembra que a biomedicina se aproxima dos seus 40 anos de regulamentação profissional. Hoje são cerca de 50 mil profissionais Biomédicos atuantes no Brasil, a maior parte na região Sudeste. Ou seja, o Sul tem muito espaço para crescer.

 

Laboratório de hematologia e patologia

 

O biomédico tem uma participação essencial na prevenção/promoção em saúde, assim como na pesquisa e diagnóstico das mais diversas doenças. Na Uniasselvi, ele é capacitado durante 4 anos para realizar análises clínicas, citológicas, ambientais e de alimentos, diagnóstico por imagem, perícia criminal, auditoria em saúde, vigilância sanitária, saúde pública, docência e a atuar na área de estética, inclusive realizando alguns procedimentos não cirúrgicos.

 

Laboratório multidisciplinar de citologia e histologia

 

Esse profissional possui diversas habilitações regulamentadas que garantem seu exercício profissional. O campo de atuação é muito vasto, por isso a chance de emprego é grande. Apesar de não haver um piso salarial nacional, a renda do profissional varia de acordo com a localidade e com sua especificidade. O valor inicial médio gira em torno de R$ 3 mil podendo ultrapassar os R$ 10 mil no auge da carreira.

 

 

Clinica de fisioterapia

 

Na hora daquela queda, você vai lembrar do Fisioterapeuta. Uma especialização da saúde que previne e trata dos distúrbios do movimento e da postura humana, baseadas na estrutura e função do corpo. No curso são utilizadas modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais – hidroterapia, termoterapia e cinesioterapia.

 

Laboratório cardiorrespiratório

 

E para oferecer qualidade, pesa demais a experiência. Por isso a preferência sempre será em professores que atuam na área fisioterapêutica. Os profissionais tem um amplo mercado de trabalho. Podem atuar em hospitais, consultórios, academias, clínicas de estética, clubes esportivos, centros aquáticos, orfanatos, creches, casas de longa permanência, spas, consultorias, equipes de corrida automobilísticas ou de corrida de rua, empresas de saúde, assessoramento de produção industrial de insumos e produtos, industrialização e comercialização de produtos para a saúde. Não é só isso não. Ele ainda poderá atuar como perito e assistente judicial trabalhista, gestor de órgãos públicos e privado, entre outros.

 

Laboratório de anatomia

 

 

Se você já precisou fazer uma dieta, sabe da importância do Nutricionista. O objetivo do profissional é promover, prevenir e recuperar a saúde individual e coletiva, fornecendo orientações nutricionais.

 

Clínica de nutrição

 

A alimentação do brasileiro vem mudando constantemente nas últimas décadas. A cada dia há maior variedade de alimentos disponíveis para o consumo, e surgem novos produtos. Paralelamente, cresce o número de doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, entre outras. Assim, as pessoas vêm buscando cada vez mais informações para uma alimentação equilibrada. Neste contexto, os nutricionistas são cada vez mais procurados.

 

Laboratório de química e tecnologia de alimentos

 

O curso que dura 4 anos, fornece ferramentas para estudar a ciência dos alimentos e sua relação com a saúde humana, estabelecer necessidades nutricionais, planejamentos alimentares, efeitos dos nutrientes, verificar carências e excessos alimentares. As oportunidades de emprego são amplas, abrangem desde hospitais, clínicas, restaurantes, hotéis, academias, clubes esportivos, entre outros.

 

Uma outra profissão que poucos lembram, é a de Radiologista. O curso de 3 anos forma profissionais capacitados para operar e manusear equipamentos de diagnóstico por imagem, capacitando o profissional para realizar os mais diferenciados exames. Além de conhecimento técnico sobre o equipamento, há noções de enfermagem e socorros de urgência, anatomia e fisiologia humana, patologia, proteção e higiene das radiações, física radiológica, entre outros.

Entre os diferenciais do curso voltado à radiologia, estão os professores com experiência de mercado na área, laboratórios específicos para atividades das disciplinas, aulas práticas, laboratórios de informática bem equipados, biblioteca atualizada, além de uma ampla e moderna estrutura para ensino.

O curso Tecnólogo em Radiologia possibilita a atuação em radiologia industrial em portos e aeroportos, radiação de alimentos, radiologia veterinária, radiologia odontológica, radiologia convencional, radioterapia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria, medicina nuclear, radiologia forense (perícias médicas), aplication e radiologia intervencionista.

 

 

Laboratório de recursos manuais do curso de Estética e Cosmética

 

Homens e mulheres, tem se preocupado cada vez mais com a Estética, por isso também é uma boa opção para o futuro. Depois de se formar, os profissionais podem atuar em centros de estéticas, clínicas médicas e cirúrgicas, além de gerenciar, administrar, supervisionar e coordenar salões de beleza, centros de estética e outros estabelecimentos relacionados.

 

Laboratório de maquiagem e penteado

 

Esses são apenas alguns dos exemplos e possibilidades que o Curso de Estética e Cosmética pode trazer de retorno.É a missão do embelezamento, promoção, manutenção e recuperação do bem-estar e qualidade de vida da população. Na Uniasselvi, o curso dura três anos.

O papel de qualquer universidade é passar o conhecimento com a melhor estrutura possível. Para conquistar um bom salário vai depender de como os profissionais usarem essas informações, e continuar renovando com pós-graduações, mestrados doutorados, etc. Mas o primeiro passo precisa ser bem dado.

 

Sala de pilates do Curso de Fisioterapia

 

Laboratório multidisciplinar de anatomia

 

Laboratório de química e tecnologia de alimentos

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS