sábado, 25 setembro 2021
InícioEventosEm cerimônia de quase duas horas, Mário Hildebrandt assumiu a prefeitura de...

Em cerimônia de quase duas horas, Mário Hildebrandt assumiu a prefeitura de Blumenau

 

Fotos Marlise Cardoso Jensen

No final da tarde desta quinta-feira (5/04/18), foi realizada no Teatro Carlos Gomes a histórica transmissão do cargo do prefeito Napoleão Bernardes ao vice-prefeito Mário Hildebrandt. Antes os dois concederam entrevistas coletivas na ante sala dos camarins do teatro, uma sala apertada onde câmeras e comunicadores buscavam o melhor ângulo para cobrir.

 

 

Uma plateia lotada, além de cadeiras no salão em frente ao auditório Heinz Geyer, com direito a telão, marcou a passagem de cargo. Os deficientes visuais tiveram áudio descrição, e os deficientes auditivos uma intérprete em linguagem de libras para o discurso, um diferencial do governo de Napoleão. Eles estavam sentados na área reservada, próximo ao palco. Antes de iniciar a cerimônia, o coro do projeto Viva Música, apresentou músicas religiosas.

 

 

A longa cerimônia que durou quase duas horas, contou com a presença do governador licenciado, Raimundo Colombo, e do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. Autoridades de Blumenau, lideranças da sociedade civil, de outros municípios e do Estado, privilegiaram a cerimônia.

 

 

Em seu discurso, Pinho Moreira exaltou qualidades tanto do prefeito quanto do vice e desejou sorte a ambos. Lembrou que ele como ninguém, sabe o papel de um vice que assume o cargo principal. Moreira foi vice desde o governo de Luiz Henrique da Silveira até Raimundo Colombo, que juntos somaram 14 anos a frente do Estado de Santa Catarina.

Um vídeo mostrou as principais ações do governo de Napoleão Bernardes, com projetos, programas e obras já em execução, bem como de ações ainda a serem executadas. As mudanças no transporte coletivo, nos contratos e execuções das obras de saneamento básico, a construção e reforma de infraestruturas da saúde, as obras estruturantes e de mobilidade da cidade fizeram parte da prestação de contas resumida mostrada no evento.

 

 

Em sua fala ainda como vice-prefeito, Mário Hildebrandt retomou um pouco de sua história de vida e fez questão de citar pessoas e instituições que o apoiaram em sua trajetória. Citou ainda a importância da oportunidade de não ser um vice “de prateleira”, de se envolver nos assuntos da cidade, debatendo e discutindo junto com o prefeito os melhores caminhos para a cidade. Hildebrandt falou também dos muitos desafios da nova jornada e da dedicação que terá com serviços e ações à população, seguindo com o projeto que criaram e tocaram juntos, ele e Napoleão. “Aqui quem pode perder ou ganhar é Blumenau. O projeto que se segue em frente é o mesmo, comigo à frente. Portanto peço com humildade a todas as forças políticas, lideranças sociais e empresariais que compõem o nosso governo, nossa cidade, se mantenham unidas para levar o nosso projeto à frente para o bem de Blumenau, até 2020”, afirmou.

 

 

Quando Napoleão Bernardes foi chamado ao palco, visivelmente emocionado, primeiro abraçou a sua esposa, depois a mãe e por fim Mário Hildebrandt. Mas quando começou a falar no palco, um homem sentado no meio da área reservada às autoridades, gritou palavras de protesto dizendo que deveria seguir até o final do mandato, falando o nome e sobrenome do prefeito em diminutivo. Durante a confusão, uma pessoa foi agredida e por fim ele foi contido.

 

 

A plateia inteira ovacionou em apoio a Napoleão, que soube lidar muito bem com a situação, frustando o protesto individual. O SAMU foi acionado para atender o ferido.

 

 

Encerrando um ciclo e o evento, Napoleão Bernardes também fez um breve relato de sua vida política que o levou ao comando da Prefeitura de Blumenau em 2013. Em um discurso emocionado, relatou que nos últimos meses tem recebido muitas palavras de incentivo, estímulos, convocações e aconselhamentos para que participe das próximas eleições representando a cidade e o Vale do Itajaí, podendo assim ajudar ainda mais a região e o Estado. Durante seu discurso, Bernardes citou diversas ações elaboradas e executadas em sua gestão, tanto no primeiro quanto no segundo mandato.

 

 

Recebeu no palco durante seu discurso pessoas que foram beneficiadas com projetos e programas da Prefeitura de Blumenau como por exemplo o Bandas e Fanfarras, o Pedagogia Hospitalar ou o Paradesporto; um artista que recebeu recursos do Fundo Municipal da Cultura; um ex-estudante do Programa Entra 21, hoje empreendedor na cidade; além de dois servidores representantes dos demais e um morador que hoje pode usufruir da obra do pavimentação.

 

Foto: Michele Lamin

 

Diante das mais de mil pessoas que acompanharam a cerimônia, a assinatura do termo de posse de Mário Hildebrandt como prefeito de Blumenau, juntamente com Napoleão Bernardes, acompanhados dos senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcos da Rosa, encerrou a solenidade.

* Com informações de Marília Prado [PMB]

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS