segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEconomiaEm 2020, o número de feriados em dias úteis será quase o...

Em 2020, o número de feriados em dias úteis será quase o dobro desse ano

 

 

 

 

Por Claus Jensen

Em 2020, serão nove feriados nacionais que podem ser prolongados, quase o dobro dos cinco de 2019. Já começa com o dia 1º de Janeiro (quarta), depois segue o Carnaval que é facultativo (25/2 – terça), Paixão de Cristo (10/4 – sexta), Tiradentes (21/04 – terça), Dia do Trabalho (1/05 – sexta), Corpus Christi (11/06 – quinta), Independência do Brasil (7/09 – segunda), Nossa Senhora Aparecida (12/10 – segunda), Finados (2/11 – segunda) e Natal (25/12 – sexta). Isso sem contar o dia 2 de setembro, fundação de Blumenau, que neste ano cai em uma quarta-feira.

Se para a indústria os feriados no meio da semana atrapalham, para todo o trade turístico são ótimas oportunidades para serem exploradas que se traduzem em empregos e negócios. Segundo um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial (10,4%). O estudo do Conselho analisou 185 países, de 25 regiões geográficas ou econômicas. A entidade é a principal consultoria independente de turismo no mundo.

Boa parte da população aproveita os feriados como opção de descanso e viagens, para aliviar o estresse do trabalho e até da pressão dos estudos. E lazer nos dias de hoje é considerado saúde, enquanto estresse o desencadear de muitas doenças.

Com mais pessoas viajando, é preciso se atentar às tarifas de alta temporada, quando os preços podem ser até 30% aos valores das diárias normais. Uma boa dica é se planejar tudo com antecedência, o que pode garantir melhores negociações. Além das passagens e hospedagens, o viajante que prefere uma culinária local de qualidade deve verificar restaurantes para reservar previamente. Em cidades com forte atividade turística eles são muito concorridos.

Outra dica é verificar a agenda cultural da cidade, afinal dependendo do destino escolhido, podem ter bandas, cantores ou grupos nacionais ou internacionais. Dedicar algum tempo para selecionar os locais turísticos a serem visitados também pode fazer a experiência da viagem mais agradável com custos previsíveis. Um roteiro pré-estabelecido pode ser visitado usando serviços de transporte na cidade visitada ou por motoristas de aplicativos.

Já para quem vive do turismo, é a chance de montar pacotes com parceiros da região. Por exemplo, uma loja que vende lembranças oferecer um cupom de desconto para estimular o turista a visitar determinado restaurante. Uma agência de viagens organizar uma turnê em determinados horários em parceria com hotel. São só exemplos, provavelmente já devem ser utilizados.

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS