quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioClimaEl Niño pode voltar a assombrar o Vale do Itajaí a partir...

El Niño pode voltar a assombrar o Vale do Itajaí a partir de setembro

Desde Maio até a última semana de junho, a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, ficou acima da média climatológica. Na grande enchente que começou no início de julho em 1983, e ficou por 32 dias, o fenômeno foi considerado um dos responsáveis pelo grande volume de chuvas que ocorreu.

Esse aquecimento em torno de 0,5ºC a 1,5ºC, em destaque na Figura 1, indica evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) no decorrer dos próximos meses, ainda durante o inverno de 2014. Entretanto, esse aquecimento deve causar alterações mais significativas nas condições de tempo e clima em SC durante a primavera.

O fenômeno não necessariamente significa que teremos enchentes, afinal não é a primeira e única vez que acontece. Mas um histórico de 2 enchentes seguidas em junho, e um record no volume de chuvas pode ser um sinal. Com a palavra, os meteorologistas, que não é o meu caso.

Fonte: Epagri/Ciram

El-Nino_2-7-14

 

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS