quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioClimaEl Niño Modoki deve influenciar o tempo em SC na primavera

El Niño Modoki deve influenciar o tempo em SC na primavera

El-Nino-modoki

Nos meses de agosto a outubro, os modelos de previsão climática continuam indicando o aquecimento atípico das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, bem como o enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para o oeste) na região equatorial, configurando o fenômeno El Niño com intensidade fraca a no máximo moderada.

Essa configuração muda o padrão de circulação geral da atmosfera, influenciando o regime de chuva no globo. Neste ano o fenômeno pode influenciar SC na primavera, com aumento de chuva e distribuição irregular (tipo Modoki).

O fenômeno pode ser de dois tipos:

Clássico ou Canônico (canônico provém do latim e significa, de acordo com os padrões ou normas estabelecidas), com aumento de chuva no Sul do Brasil e falta de chuva na região Nordeste, por exemplo, em 2009/2010.

Modoki: não sustenta o aquecimento em todas as regiões do Pacífico, ora fica mais aquecido o Pacífico central, ora a parte leste, podendo provocar chuvas irregulares no Sul do Brasil, por exemplo, em 2004 e 2005.

Segundo as previsões dos principais centros internacionais os indicativos são de um El Niño Modoki. Por isso, é preciso acompanhar a previsão nos próximos meses, pois como as condições oceânicas e atmosféricas mostram que o fenômeno não deve ser clássico, podendo ocorrer chuva irregular em SC.

via EPAGRI/CIRAM – Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa- Meteorologistas 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS