Educadora de trânsito de Blumenau é finalista do Prêmio Inovação do Detran Goiás

Márcia Pontes
Márcia Pontes

 

Foram 61 trabalhos de todo o país inscritos no Prêmio Inovação do Detran de Goiás, todos com o mesmo objetivo: apresentar ideias inovadoras de interesse regional para o estado goiano que gerassem um produto, uma solução, uma oportunidade, um novo procedimento ou incremento de eficiência mensurável a algo já existente.

Conquistaram vagas na grande final, que será realizada seguida da premiação aos vencedores, profissionais e especialistas em trânsito que apresentaram projetos relacionados à Educação Para o Trânsito, ao tráfego, Formação de Condutores e à comunicação do Detran Goiás com a população. A educadora de trânsito Márcia Pontes, que também é professora de condutas preventivas no trânsito, especialista em Planejamento e Gestão de Trânsito e estudiosa desde 2008 dos métodos de ensino da direção veicular, autora de 3 livros sobre o assunto e que introduziu no país o Método Decomposto de Ensino e Aprendizagem Significativa e Preventiva da Direção Veicular, adaptado à realidade brasileira, representará a cidade de Blumenau e o estado de Santa Catarina.

A proposta de Márcia Pontes é de realizar a formação, capacitação e aprendizagem permanente de todos os instrutores e examinadores de trânsito do estado de Goiás por meio de um curso EAD e presencial. Para os CFC’s, a formação será em Planejamento Estratégico e Pedagógico, para que as autoescolas se tornem escolas de aprendizagem e, ainda que sejam empresas, assumam a identidade e a marca pedagógica da formação de condutores. A etapa final será realizada no Estado de Goiás nos próximos dias. Dos 10 finalistas, quatro serão escolhidos para implantarem as suas propostas. “Vencer o concurso pode mudar a formação de condutores no país”, comemora Márcia Pontes.

“É a oportunidade de começar a grande mudança que tanto precisamos pelo estado de Goiás e mostrar ao país que o adestramento pode ser substituído pelo ensino e aprendizagem significativa e preventiva; preparar os instrutores e os examinadores para lidar com as dificuldades e instabilidades emocionais dos alunos; preparar de verdade o futuro motorista para dirigir com segurança”, afirma Márcia.

Pela forma de ensinar e de aprender que seja significativa para o aluno e para os instrutores, com a construção de conceitos, a apreensão de significados, sabendo o que está fazendo e não apenas repetindo instruções e movimentos mecânicos para dirigir que o aluno não compreende (por isso é chamado de adestramento), o candidato construirá a sua autonomia, independência, liberdade e autonomia (saber tomar decisões no trânsito) para dirigir.

Os instrutores terão cursos de atualização, aprenderão novos fundamentos, conhecerão técnicas mais eficientes pedagogicamente e seguras para ensinar. O reflexo será na motivação dos instrutores e alunos, na meta zero de reprovações nos exames de direção, compreensão das dificuldades dos candidatos e uma formação significativa e preventiva de condutores. “Essa é a oportunidade da minha vida e que poderá mudar para sempre o modo como se ensina e se aprende a dirigir no Brasil”, diz Márcia Pontes.

A educadora de trânsito que é natural de Santos (SP), mas que já vive há 35 anos em Blumenau reconhece que foi escolhida pela comissão julgadora do I Prêmio Inovação do Detran de Goiás juntamente com os principais profissionais e mentes que pensam e fazem a segurança no trânsito no país. “Ainda que a minha proposta não seja vencedora já é um grande prêmio estar lado a lado com os papas da segurança no trânsito no país buscando os mesmos objetivos: um trânsito seguro para todos. Quem vence e se beneficia de tudo isso é a sociedade goiana e o país”, diz Márcia.

No ano de 2014 Márcia Pontes foi vencedora em duas categorias no 4º Prêmio Fenabrave de Educação para o Trânsito: melhor campanha, com o Movimento Maio Amarelo em Santa Catarina, e trabalho acadêmico, com a defesa de seu Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Trânsito, com “Um Programa de Humanização do Trânsito para Blumenau”, que ainda não saiu do papel, mas tem tido grande interesse de outros municípios e estados brasileiros.

A expectativa é de que a escolha como finalista de um dos maiores prêmios de inovação em segurança no trânsito no país haja interesse de aplicação de suas propostas em benefício da sociedade catarinense para um trânsito seguro e humanizado.