quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioClimaE afinal, vai ter enchente? Veja o que disse o Secretário da...

E afinal, vai ter enchente? Veja o que disse o Secretário da Defesa Civil de Blumenau

Foto de arquivo: Luciano Bernz
Foto de arquivo: Luciano Bernz

Com a previsão de chuva forte para o fim de semana, há uma grande preocupação de todos quanto ao risco de enchente. Luciano Bernz foi conversar com o Secretário da Defesa Civil de Blumenau, Telmo Duarte, nesta manhã de quinta-feira (26/6).

O Blumenauense: O Epagri/Ciram emitiu alertas sobre fortes chuvas em Santa Catarina. Teremos enchente em Blumenau?

Telmo Duarte: Teremos um volume de chuva com aproximadamente 120 a 130mm desta quinta-feira (26) a noite, até sábado (28) pela manhã. É praticamente um mês de chuva em dois dias. Então nossa principal preocupação é com as enxurradas e alguns pontos de alagamentos que possam vir a acontecer.

Desde que se mantenha esse quadro de chuva mais acentuada em alguns momentos. Com relação à enchente, considerando o nível do rio atual e o fato da chuva estar se concentrando principalmente do Oeste para o Litoral Sul, não existe indício de enchente para Blumenau.

O Blumenauense: Há previsão de que no Alto Vale do Itajaí, tenham fortes chuvas. Isso não significa ameaça para Blumenau?

Telmo Duarte: Em relação às chuvas previstas para o Alto Vale, é tudo uma questão de monitoramento. Levando-se em consideração que as barragens estão vazias, se todas as comportas estiverem abertas, temos todo esse espaço de reservatório em José Boiteux, Taió e Ituporanga para represar essa água; caso realmente caia um grande volume de chuvas acima das barragens. Reitero que não temos um cenário que indique enchente em Blumenau.

O Blumenauense: Cada região da cidade, é atingida de forma diferente com a chuva?

Telmo Duarte: Cada chuva e cenário são diferentes. Por exemplo: se tivermos uma chuva forte de 80 a 90 mm em um curto espaço de tempo na região das Itoupavas, provavelmente teremos só algumas áreas alagadas. Não mais que isso.

Se essa mesma chuva cair na região da Velha e Garcia, poderemos ter algum caso de deslizamento. Tudo depende da área em que a chuva cai ser mais ou menos vulnerável. O reflexo disso é que vai ser diferente.

Mas estou bem otimista e acredito que não teremos maiores problemas, pois sábado a tarde e domingo a previsão já é de melhora do tempo.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS