quinta-feira, 17 junho 2021
InícioAcidenteDuas pessoas são resgatadas em morros pelos bombeiros, em Bombinhas e Botuverá

Duas pessoas são resgatadas em morros pelos bombeiros, em Bombinhas e Botuverá

Um homem no final da noite de sábado (27/03) e uma mulher na manhã de domingo (28).

Os Bombeiros Militares resgataram duas pessoas em locais de difícil acesso nas últimas 24 horas. O primeiro caso foi no Morro do Barão, em Botuverá (SC), onde um homem entrou na mata no sábado (27) e se perdeu. No período da noite, ele conseguiu enviar um pedido de ajuda pelo WhatsApp para amigos que acionaram os bombeiros militares às 19h30.

Uma guarnição foi até a Rua Sessenta, no bairro Sessenta, onde conversou com o morador Marciano Baron, exímio conhecedor da região. Já a família Quirino, cedeu suas dependências para planejar a operação. Ao iniciar as buscar, foi encontrado o carro da vítima no início da trilha, que seguia por um caminho íngreme e escorregadio.

Após se deslocarem por cerca de seis quilômetros em meio à mata, às 23h30, foi possível localizar a vítima por intermédio da técnica de chamada e escuta. O homem estava consciente, orientado e sem lesões importantes, mas apresentava quadro de desidratação e hipotermia.

A vítima não possuía equipamento de camping e nem proteção contra o frio, por isso foi indispensável o resgate naquela horário. Após os procedimentos básicos de primeiros socorros, a equipe iniciou o caminho de volta. Por volta das 2h deste domingo (28) conseguiram chegar à base. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do município prestaram apoio.

Os bombeiros que fizeram o resgate estavam em seu horário de folga, já que o quartel de Botuverá encerra suas atividades diariamente às 20h. Assim não houve necessidade de desguarnecer os quartéis de Brusque e Guabiruba.

 

O segundo resgate de uma mulher de 41 anos que subiu o Morro do Macaco, em Bombinhas (SC). A vítima tinha sofrido uma fratura na perna direita e não estava sem condições de se locomover.

A equipe aeromedica do helicóptero Arcanjo 03, de Blumenau, foi acionada às 9h30 deste domingo (28) e logo conseguiu localizá-la em meio à mata. Para o resgate, foi necessário o uso da técnica de baixa altura, permitindo a imobilização da vítima.

Após receber os primeiros socorros, ela foi retirada em segurança com a utilização da técnica MCGuire em segurança. Em seguida, a mulher foi levada até a praia onde pode ser avaliada pela equipe aeromedica e encaminhada ao hospital pela ambulância dos Bombeiros Militares de Bombinhas.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS