Uma guarnição da Polícia Militar fazia rondas na Rua Alberto Koffke, no centro de Blumenau, onde foram registradas várias ocorrências envolvendo o tráfico e uso de drogas. O comportamento suspeito de um homem que tinha acabado de sair de uma casa localizada na frente de uma creche logo chamou a atenção.
Ele demonstrava nervosismo com a presença dos policiais, apressou o passo e desviou o olhar da guarnição. Desconfiados de que havia algo errado, o homem foi abordado e passou por revista pessoal.
Foram encontradas 10 pedras de crack embaladas e uma quantia de maconha no bolso do moletom. Além disso, um pouco antes, ele havia dispensado uma embalagem que depois foi recolhida e constatado se tratar de crack. Ele acabou confessando que pegou as drogas para vender cada pedra por R$ 10,00.
Foi solicitado o apoio de outras guarnições para verificar a residência de onde o homem saiu. Assim que os policiais estacionaram e saíram da viatura, um morador jogou uma uma sacola plástica pela janela. Dentro dela foi encontrado crack.
Com a confirmação de que havia drogas na residência, os policiais entraram e encontraram mais crack, totalizando 127 pedras. Em buscas dentro do imóvel, foram localizados 22 comprimidos de ecstasy, 10 gramas de maconha e uma balança de precisão. Havia facas, provavelmente usadas para fracionar a droga, pois estavam com resquícios de maconha.
Os policiais apreenderam R$168,00 em moedas e notas picadas. Ao ser questionado sobre o que iria fazer com as drogas, o morador preferiu ficar calado. Os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos à Central de Polícia Civil com todo material apreendido.