quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioAnimaisDoutora, tem uma bolinha no olho do meu cachorro

Doutora, tem uma bolinha no olho do meu cachorro

 

Por *Susane Bohmann | Médica Veterinária

Cherry eye ou olho olho de cereja nada mais é do que um problema comum entre os cães, especificamente de algumas raças.

Tanto os cães como os gatos possuem a terceira pálpebra (uma membrana que auxilia na proteção e lubrificação do olho) e a protrusão da glândula da terceira pálpebra nada mais é do que uma glândula lacrimal presente nesta estrutura que se projeta para fora de sua posição anatômica.

 

 

Terceira pálpebra com glândula protrusada

Shih tzu, buldogue inglês, boxer, pequinês, beagle, chihuahua e mastim napolitano são as raças com maior propensão.

O que fazer caso aconteça com seu cão?

Procure um médico veterinário oftalmologista, somente ele estará apto a realizar o tratamento correto para este caso, que é cirúrgico. Vale ressaltar que colírios amenizam a inflamação da glândula exposta, mas não a colocam no lugar devido à frouxidão do ligamento que a prende no local correto.

 

 

Somente cirurgia garante seu reposicionamento. Alguns profissionais optam pela retirada da glândula, o que pode comprometer a lubrificação ocular, uma vez que esta glândula é responsável por 40% do total da produção lacrimal, por isso a passagem pelo especialista é de extrema importância.

 

* Susane Bohmann (CRMV – SC 7779) é médica veterinária formada no Instituto Federal Catarinense (campus Araquari) e Pós-Graduanda em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA (SP). Ela atende na Argos Clínica Veterinária, localizada na Rua Gustavo Zimmermann, nº 5.311, bairro Itoupava Central | Telefone e WhatsApp (47) 99763-6123

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS