Dos 200 pontos de balneabilidade monitorados em SC, 59 estão impróprios para banho.

praia imprópria banho

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira (10) o 3º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014, o primeiro de 2014. No estudo, 20 pontos foram considerados impróprios em Florianópolis, dos 66 analisados. Já no estado foram 59 impróprios, dos 200 analisados.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, houve um pequeno aumento de números impróprios já esperados devido às chuvas na primeira semana de janeiro e ao aumento considerável de pessoas no litoral. “Com a população mais que dobrando em algumas cidades do litoral, significa mais descarte de lixo e esgoto”.

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar. De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, a ligação incorreta na rede de esgoto, os efluentes provenientes de sistemas individuais de tratamento (fossa/filtro) ineficientes, de sistemas coletivos incompletos ou com operação irregular ou mesmo de esgoto bruto tem sido a principal causa para a poluição nas praias catarinenses. “Outro fator são as chuvas intensas e ressacas, de forma geral, que contribuem para o incremento na quantidade de esgoto que chega até as praias” esclarece Haroldo.

A Fatma sugere aos banhistas que procurem locais afastados de rios, riachos e galerias de drenagem pluvial, especialmente de 24h a 48h após maior volume de chuvas, pois há maior probabilidade de haver fontes poluidoras nestes pontos. O órgão está repondo as placas danificadas a partir dessa segunda-feira (13).

Cada um dos 200 pontos monitorados não representa, necessariamente, uma praia. A Lagoa da Conceição, por exemplo, possui 9 pontos destes 200. Isso porque é um local onde preocupa o órgão por ter características próprias como a pouca circulação de água e falta de oxigenação, além de um número demasiado de ligações clandestinas de esgoto. Santa Catarina possui mais de 200 praias e nem todas apresentam necessidade de monitoramento.

O relatório de balneabilidade da Fatma permanece semanal até março de 2014. É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense por um sistema do google maps.

Clique aqui para acessar o relatório completo