quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioClimaDomingo nublado, alguns períodos de melhoria e chuva fraca em Blumenau

Domingo nublado, alguns períodos de melhoria e chuva fraca em Blumenau

[pro_ad_display_adzone id=”179465″ popup=”1″ exit_popup=”1″ flyin_position=”bottom-left”]

Ponte Salto | Foto: Júlio Pollhein

 

A circulação marítima e perturbações em níveis médios e altos da atmosfera mantêm o tempo instável em Blumenau neste domingo (6/01/19). Ao longo do dia, o céu permanece nublado e períodos de melhoria se alternam com chuva fraca e mal distribuída.

A temperatura segue um pouco mais amena devido a maior cobertura de nuvens. Neste momento (9h39min) faz 23,7°C; com previsão de não passar dos 29°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando fez 21,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 46 cm e a umidade relativa do ar em 84,2%.

Santa Catarina – No Litoral Sul e Grande Florianópolis, sol com muitas nuvens. Nas demais regiões, muitas nuvens com pancadas de chuva isolada, com trovoada, principalmente à tarde e em áreas próximas ao Paraná. Temperatura em elevação, vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral Sul. Sistema de alta pressão com centro no mar, altura sul do Brasil. Baixa pressão no Paraguai influencia o oeste e um sistema frontal no mar a região norte do estado.

 

Segunda-feira (7)

Blumenau – O dia inicia com céu encoberto e chuvisco isolado. Mas no decorrer do dia, a nebulosidade diminui e o sol aparece entre nuvens. A temperatura se eleva rapidamente e o calor ganha intensidade. Ao final do dia, há condição para pancadas isoladas de chuva e trovoadas devido a áreas de instabilidade formadas pela atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) e intensificadas pelo calor. Há risco de temporais, com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento intenso e chuva intensa de curta duração. Mínima oscilando entre 22 e 24°C e máxima entre 33 e 35°C. Vento fraco de noroeste/norte.

Santa Catarina – O sol aparece com variação de nebulosidade na maior parte do dia. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas isoladas de chuva, com trovoada, entre a tarde e noite. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva, com trovoada, a qualquer hora do dia, principalmente na tarde e noite. Temperatura em elevação. Vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral Sul. Sistema de alta pressão com centro no mar, altura sul do Brasil. Frente fria em deslocamento no litoral do Río Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

 

Terça-feira (8)

Blumenau – A passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense associada a um cavado no continente favorece a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite. Não se descarta o risco para temporais isolados. Além disso, será mais um dia com sensação térmica de abafamento no município, com mínima entre 22 e 24°C e máxima que varia entre 32 e 34°C. Vento fraco a moderado de direção variável.

Santa Catarina – No Oeste e Meio-Oeste, pancadas isoladas de chuva, com trovoada, no decorrer do dia. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva, com trovoada, a partir da tarde, principalmente do Oeste ao Sul, em áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul. Temperatura com bem elevada, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com intensas rajadas, virando para sudeste no Litoral Sul.

 

Quarta-feira (9)

Blumenau – Predomínio de sol com presença e variação de nebulosidade entre a manhã e tarde. No final do dia, áreas de instabilidade, formadas a partir de um cavado em níveis baixos da atmosfera e intensificadas pelo calor, trazem condição para pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de temporais isolados, com chuva intensa de curta duração, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. Mínima oscila entre 22 e 24°C e a máxima entre 35 e 37°C.

Santa Catarina – Sol com pancadas isoladas de chuva, com trovoada, a partir da tarde, principalmente do Oeste ao Sul, em áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul. Temperatura bem elevada, vento nordeste a norte, fraco a moderado com intensas rajadas no litoral.

Quinta-feira (10)

Blumenau – Apesar do sol predominar, deve ocorrer variação de nebulosidade entre a manhã e tarde. Áreas de instabilidade, formadas a partir de um cavado em níveis baixos da atmosfera e intensificadas pelo calor, trazem condição para pancadas de chuva e trovoadas no final da tarde. Há risco de temporais isolados, com chuva intensa de curta duração, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. A temperatura mínima deve ficar próximo dos 23°C e a máxima em aproximadamente 36°C.

Santa Catarina – Mais um dia de sol, mas com variação de nebulosidade na maior parte do dia. No litoral, pancadas de chuva, com trovoada, a qualquer hora do dia, principalmente à noite. Nas demais regiões, pancadas de chuva melhor distribuída e com trovoada, à noite. Temperatura bem elevada, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com intensas rajadas, principalmente do oeste ao sul.

 

Tendência para SC, entre 11 e 20 de janeiro de 2019

Na maior parte do período, a temperatura permanece elevada com pancadas de chuva entre a tarde e noite, mal distribuídas no estado. Chuvas mais volumosas são esperadas no Rio Grande do Sul, principalmente no início do período.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS