domingo, 24 outubro 2021
InícioCotidianoDomingo (14) aconteceu a 1ª Caminhada Contra a Dengue no Bairro Belchior...

Domingo (14) aconteceu a 1ª Caminhada Contra a Dengue no Bairro Belchior em Gaspar

Belchior-Acao_mosquito_14-02-16_04

 

Dados e fotos: Paulo Fillipus

Gaspar (SC) – Neste domingo (14/02/16) aconteceu a 1ª Caminhada Contra a Dengue no Belchior, idealizada pelo empresário Airton dos Santos, e que contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas. Durante a semana, Airton visitou algumas empresas da região e conseguiu arrecadar fundos para patrocinar a compra de luvas, sacos de lixo, água e outros materiais que foram utilizados durante a caminhada.

 

Belchior-Acao_mosquito_14-02-16_09

 

Os participantes foram divididos em três grupos que percorreram a rua Bonifácio Haendchen, desde o início na BR-470 até o final na divisa de Gaspar com Luiz Alves. O objetivo foi recolher o lixo na principal via dos bairros Belchior  Baixo, Central e Alto; assim como eliminar possíveis focos do mosquito, que incluem o Aedes egypti. Faz pouco tempo, foi encontrado um foco na região, próximo a uma cascata.

 

Belchior-Acao_mosquito_14-02-16_08

 

A caminhada que iniciou às 8h30min se estendeu até às 11h30min e o resultado foi considerado muito positivo. Foram recolhidos em torno de 20 sacos (200 litros) de lixo, com metais, vidros, plásticos, papéis, etc..  O DITRAN, Departamento de Trânsito de Gaspar, através do diretor geral Dirceu dos Passos, atendeu prontamente um dos coordenadores e disponibilizou dois agentes de trânsito que ajudaram bastante.

 

Belchior-Acao_mosquito_14-02-16_03

Belchior-Acao_mosquito_14-02-16_02

 

Durante o trajeto foi encontrado lixo no mato, como marmitas de isopor e outros materiais que acumulam água. A suspeita dos participantes é que tenham sido jogados por funcionários da empresa responsável pela pavimentação do Morro do Serafim. O correto é que esse lixo seja recolhido pela empreiteira. Outro detalhe observado, foi a canaleta ao lado da pista de asfalto, que estava entupida por causa da vegetação e por isso também apresentava pontos de água parada.

Paulo Fillipus ajudou na divulgação do evento através de sua página no Facebook (Belchior em Ação), com chamadas diárias e contagem regressiva para o evento. A página foi criada em agosto de 2015, possui mais de 1.150 curtidas, e tem o objetivo de informar os moradores dos bairros de Belchior Alto, Baixo e Central, em Gaspar.

 

Belchior-Acao_mosquito_14-02-16_07

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS