Divulgada primeira parcial da campanha contra o sarampo e a poliomielite em Blumenau

Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins

 

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) divulgou, nesta segunda-feira (13/08/18), o primeiro balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. De acordo com o relatório, das 15.490 crianças com idade entre um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias que vivem em Blumenau, 3.075 foram imunizadas contra a poliomielite e, destas, 2.652 receberam a vacina contra o sarampo, correspondendo a 19,85% e 17,12% de cobertura, respectivamente.

Até o dia 31 deste mês, os pais e responsáveis devem levar as crianças inseridas no público-alvo da campanha a um dos Ambulatórios Gerais ou a uma das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina, sendo imprescindível a apresentação da caderneta de vacinação para avaliação e registro. Quem não puder providenciar a imunização de segunda a sexta-feira, terá a oportunidade de ir a uma das unidades com sala de vacina neste sábado, dia 18, das 8h às 17h, quando ocorrerá o “Dia D” de mobilização nacional.

Com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem, do sarampo e da rubéola, o Ministério da Saúde adotou como estratégia a imunização indiscriminada, ou seja, todas as crianças que se enquadram na faixa etária de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias, mesmo as que estejam com a caderneta em dia, devem ser vacinadas. Com relação ao sarampo, somente estão dispensadas da aplicação crianças que receberam a vacina tríplice viral a menos de 30 dias, mas isso não exclui a necessidade de que elas sejam imunizadas contra a poliomielite.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo
Quando: de 6 a 31 de agosto, com o “Dia D” marcado para sábado, dia 18
Público-alvo: crianças com idade entre um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias
Locais de vacinação: AGs e unidades de ESF com sala de vacina

Por Felipe Elias [PBM]