terça-feira, 28 setembro 2021
InícioGeralDiversos serviços gratuitos nesta sexta, Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão...

Diversos serviços gratuitos nesta sexta, Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

Foto Herlado
Foto: Herlado Schnaider

Nesta sexta-feira, dia 25, a população de Blumenau será contemplada com diversos serviços gratuitos de saúde na Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade. A ação será das 8h às 16h, organizado pela Secretaria de Saúde através da Política de Saúde do Adulto em uma ação de sensibilização ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril.

Serão desenvolvidas atividades como aferição de pressão arterial com orientações e encaminhamentos dos resultados alterados, orientações nutricionais em relação a hábitos alimentares saudáveis, malefícios gerados pelo uso do tabaco e os tratamentos disponíveis no SUS e ainda a relação dele com a hipertensão arterial. Além disso, serão trabalhadas questões de prevenção, promoção e educação em saúde pública.

Pressão alta

A pressão alta é um mal silencioso e a melhor maneira de descobrir se a pessoa é hipertensa é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

Cerca de 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil, sofrem com a doença. O sobrepeso e a obesidade, o uso do tabaco, a ingestão excessiva de sal e o sedentarismo são fatores de risco para que a pessoa desenvolva a hipertensão arterial e, apesar de não ser uma doença exclusivamente genética, se existir casos na família, o risco aumenta.

via PMB | Texto: Joni César | Foto: Eraldo Schnaider

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS