terça-feira, 28 setembro 2021
InícioDicasDicas simples que previnem o furto de celulares, cada vez mais desejados...

Dicas simples que previnem o furto de celulares, cada vez mais desejados pelos criminosos

 

 

Todos os dias lemos notícias sobre celulares roubados ou furtados em Blumenau. Os aparelhos tem a preferência dos bandidos que depois os vendem pela internet, mandam para unidades prisionais ou trocam por drogas. Com funções cada vez mais sofisticadas, o preço dos mais valorizados passam de R$ 5 mil, como é o caso de um iPhone 8 Plus.

Para ajudar a prevenir esse tipo de crime, você pode tomar algumas precauções básicas, mas muito úteis. Se receber alguma ligação na rua por exemplo, a pessoa fica mais distraída e vulnerável. Nesse caso, procure um estabelecimento comercial ou um local mais seguro para atender.

Outra dica é não deixar o celular tão visível, guardando-o na cintura ou em bolsos. Muitos deixam o aparelho metade fora do bolso de trás da calça, quando basta um espertinho perceber a oportunidade, pegar e sair correndo.

Deixar o celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, é outro convite para um ladrão. Muitas vezes eles acompanham a vítima e agem ao menor sinal de desatenção. Por isso fique atento a movimentação de pessoas estranhas.

Grandes centros comerciais, avenidas, parques, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de celulares. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas. Talvez seja necessário procurar um policial ou segurança no local.

Apesar de ser proibido por lei, ainda é comum ver as pessoas falando ao volante. Neste momento o usuário, por estar distraído, é um alvo fácil para os meliantes, além de poder causar acidentes. Com a ousadia deles, mesmo em um táxi ou veículo de transporte por aplicativo, basta o bandido apontar uma arma para render a vítima.

Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. É importante prestar atenção na cobertura desse seguro, porque muitos contratos não cobrem furtos simples, apenas os qualificados ou roubos.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS