sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioClimaDia nublado, chuva fraca e isolada a qualquer momento e temperatura máxima...

Dia nublado, chuva fraca e isolada a qualquer momento e temperatura máxima de 21°C

Foto: Marcos Fernandes

 

O avanço de uma frente fria que se desloca pelo Estado nesta segunda-feira (20/08/18) provoca aumento de nuvens. O sistema frontal fica posicionado mais ao sul do município de modo que provoca chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Nas demais regiões do estado, principalmente nas áreas de divisa com o RS a chuva ocorre com maior intensidade. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Neste momento (10h58min), a temperatura em Blumenau é de 18°C; com previsão de não passar dos 21°C . A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 8h, quando fez 16,8°C. O rio Itajaí-Açu está com 42 cm e a umidade relativa do ar em 84%.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva e trovoada do oeste ao sul de SC, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde. Chuva mais intensa no período da noite. Temperatura em declínio, vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas.Uma frente fria está deslocando-se pelo Estado, seguida de massa de ar frio.

 

Terça-feira (21)

Blumenau –  A frente fria se afasta rapidamente para o mar, no entanto, um cavado (área alongada de baixa pressão) associado ao sistema frontal no mar mantém o tempo instável, com muitas nuvens e chuva fraca a qualquer momento do dia. Temperatura mínima entre 14 e 16°C e máxima entre 16 e 18°C. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – O tempo continua encoberto, com chuva e trovoada em todas as regiões. Ela fica mais intensa entre a madrugada e manhã. A temperatura fica baixa durante todo o dia, sem muita variação, entre 10°C e 15°C em grande parte das regiões. Vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral. Massa de ar frio e cavado em superfície (baixa pressão) atuam no Estado, favorecendo o frio úmido.

 

Quarta-feira (22)

Blumenau –  Permanece a condição de tempo instável, com chuva especialmente durante a madrugada e manhã e, posteriormente à noite devido ao cavado em níveis baixos da atmosfera que se propaga por SC. A temperatura mínima varia entre 12 e 14°C e máxima entre 16 e 18°C.

Santa Catarina – Chuva em todas as regiões, mais intensa na madrugada e ainda tempo encoberto. No oeste, o tempo melhora no decorrer do dia. Temperatura máxima em ligeira elevação, principalmente no oeste, com a massa de ar frio afastando-se. Vento nordeste no oeste, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (23)

Blumenau –  As áreas de instabilidade associadas aos cavados em níveis baixos da atmosfera perdem intensidade e se afastam para o mar, diminuindo a condição para chuva e permitindo aberturas de sol. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C e a máxima de 26 a 28°C.

Santa Catarina – No Oeste e Meio-Oeste, encoberto a muitas nuvens. Nas demais regiões, variação de nuvens e chuva isolada, com temperatura em elevação. Vento nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (24)

Blumenau –  Uma frente fria se forma no RS e se desloca rapidamente em direção a SC favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva no município. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C e a máxima de 26 a 28°C.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, chuva e trovoada no decorrer do dia, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde, devido à passagem de outra frente fria. Temperatura em declínio. Vento nordeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas.

 

Tendência para SC, entre 25 de agosto a 3 de setembro de 2018

A partir do dia 25, o tempo melhora com declínio acentuado da temperatura em Santa Catarina, devido à outra massa de ar frio no Sul do Brasil. Próximo ao dia 30, a chuva retorna ao Estado, por atuação de novo sistema frontal.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS