domingo, 5 dezembro 2021
InícioClimaDia mais quente do ano em Blumenau, com sensação térmica de 45°C...

Dia mais quente do ano em Blumenau, com sensação térmica de 45°C e temperatura de 40,8°C

Foto (arquivo): Wellington Civiero Ferreira [NW Blumenau]

 

Às 17h desta quarta-feira (12/12/18), a Estação do AlertaBlu que fica no Parque Ramiro Ruediger, marcava 40,8ºC. A sensação térmica mais alta do dia, foi meia hora depois, quando marcava 45ºC no site, mas a temperatura já tinha baixado para 38,5°C. O calor era esperado em Blumenau, como informamos na previsão do tempo.

O verão que começa oficialmente no dia 21 de dezembro, já dá indícios do que vem pela frente. Neste ano a máxima foi registrada no dia 23 de janeiro de 2018, quando o Alerta Blu registrou 37,3ºC e sensação térmica de 44,8ºC.

O sistema Alertablu, também é monitorada pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta do Vale do Itajaí (Ceops) da Furb. Na estação localizada no campus 1, a temperatura chegou nos 41°C às 16h, a mesma que em dezembro de 1968, a mais quente desse mês desde que foi iniciada a medição. O valor também superou os 40,7°C de dezembro de 2013, quando começou uma onda de calor que permaneceu por várias semanas.

Sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. Já o índice de calor, é a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.

Há previsão de trovoadas, com pancadas de chuva e rajadas de vento para hoje (12). Dependendo da quantidade de chuva, pode causar alagamentos momentâneos nas regiões mais baixas, ou com problemas de escoamento da água fluvial.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS