segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEventosDia de finados com transmissão de filme e distribuição gratuita de pipoca,...

Dia de finados com transmissão de filme e distribuição gratuita de pipoca, algodão doce e picolés

 

 

 

 

Todos os anos o dia 2 de novembro é celebrado em quase todo o mundo ocidental como o Dia dos Mortos, ou Finados. O Cemitério e Crematório São José é um dos campos santos de Blumenau que se organiza especialmente para esta data. É comum que os cemitérios estejam sempre muito movimentados neste dia.

Este ano a administração do São José aposta em um resgate histórico, porém inovador, de como viver o “tempo de finados”. Inspirado na cultura mexicana do “Dia de los muertos” a direção decidiu oportunizar aos visitantes, das unidades Centro e Badenfurt, entrega gratuita de pipoca e algodão doce! No centro haverá ainda entrega de picolés, que será realizada pela família do falecido Mirelo, picolezeiro mais famoso de Blumenau e do Reino do Garcia, que completa 2 anos de falecimento no dia 28 de outubro.

 

 

E não é só isso, além da distribuição de quitutes, acontecerá ainda a transmissão da animação “A vida é uma festa”, longa-metragem Disney/Pixar, que aborda justamente a festa dos mortos que acontece tradicionalmente no México. Serão três sessões no centro, 11h, 13h e 16h e uma na unidade Badenfurt ás 10h.

Marcando a religiosidade do dia, acontece no centro a tradicional missa, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Rafael Biernaski ás 9:30h, seguida de benção aos túmulos realizada no alto do Cemitério e no Badenfurt ás 9h celebração com Diácono Humberto do Nascimento.

“Queremos renovar nas pessoas o hábito de vivenciarem os cemitérios buscando o respeito à história dos nosso entes queridos falecidos” comenta Alcione Alvim da Silva presidente do São José.

O Cemitério São José centro fica na Rua São José nº419 e a unidade Badenfurt na Rua Bernardino José de Olveira s/n.

 

Dia de los Muertos

No México, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o país é tomado por alegres festejos que fazem parte do Dia de los Muertos (dia dos mortos). Nas casas, praças, ruas e principalmente nos cemitérios;  adultos e crianças dançam, comem, bebem, fantasiam-se de morte e erguem altares com retratos de seus mortos cercados com velas, flores e caveiras.

São dias de alegria para receber as almas dos mortos que voltam para visitar seus parentes. Apesar da coincidência das datas, o Dia dos Mortos mexicano não é Halloween e nem uma celebração de Finados. Suas origens são mais antigas.

É uma forma de lembrar e de certa forma sentir a presença de quem já fez parte de nossas vidas.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS