segunda-feira, 17 janeiro 2022
InícioGeralDia da Família na Escola vai mobilizar mais de 1 milhão de...

Dia da Família na Escola vai mobilizar mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado

Funcionário de uma indústria em Joinville, Sandro Martins acompanha de perto a vida escolar dos filhos. | Foto: André Kopsch
Funcionário de uma indústria em Joinville, Sandro Martins acompanha de perto a vida escolar dos filhos. | Foto: André Kopsch

 

No sábado (16/4/16), será realizada a primeira edição do Dia da Família na Escola, uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, que, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, se transformou em lei no Estado. A mobilização neste ano envolve as escolas da rede estadual e do Sistema S, com a expectativa de mobilizar mais de um milhão de pessoas em todo o Estado. Na região do Vale do Itajaí, o SESI e o SENAI vão promover diversas ações aos alunos e seus familiares.

Cada escola envolvida está preparando uma programação para integrar pais, estudantes e demais familiares. São palestras com temas diversos, atividades culturais de teatro, dança e música e ações esportivas estão sendo preparadas para a participação dos estudantes e seus familiares.

Na sua primeira edição, o Dia da Família na Escola terá como tema central Educação e Saúde. O objetivo é mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é benéfico para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullyng são alguns dos temas propostos.

 

Ações do SENAI no Vale do Itajaí

A equipe do SENAI está organizando uma série de ações gratuitas destinadas aos seus alunos e familiares nas unidades de Blumenau, Pomerode, Timbó e Indaial. A programação ocorre das 9h as 12h. Durante o Dia da Família na Escola em Blumenau haverá atividades como workshops de Manutenção Preventiva de Automóveis, de Pequenas Reformas e de Automaquiagem, oficinas de cupcakes, de customização de roupas e de artesanato em tecido, palestras, entre outras.

Em Pomerode, o SENAI vai promover atividades como workshop de Automaquiagem, exposição de trabalhos, mostra de talentos, entre outras. Em Indaial, também serão realizadas palestras, além de contação de histórias, confecção de tapetes em tear, entre outras ações. Já em Timbó, o SENAI está preparando palestras e workshops. A instituição espera receber milhares de pessoas nas quatro unidades.

 

Ações do SESI em Blumenau e Timbó

Em Blumenau, as ações ocorrerão na unidade do SESI da Alameda Rio Branco, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, e no Complexo Esportivo do SESI, para os alunos do Programa de Inclusão, no período da manhã, entre as 9h e 11h.

Já na parte da tarde, das 14h às 17h, o Dia da Família na Escola ocorre na unidade de Educação Infantil do SESI no bairro Garcia. Em Timbó, a ação também acontece na parte da manhã com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, na unidade do SESI do município. A expectativa da organização é de reunir nestes locais mais de mil pessoas, entre estudantes e familiares.

 

Maior presença dos pais fortalece o aprendizado

“Estudos revelam que a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que lidera o Movimento. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”, destaca.

 

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC).

Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (SESI e SENAI), do comércio (SESC e SENAC), dos transportes (SEST e SENAT) e da agricultura (SENAR). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS