quinta-feira, 13 maio 2021
Início Geral Dez detentos que não voltaram da saída temporária são considerados foragidos, em...

Dez detentos que não voltaram da saída temporária são considerados foragidos, em Blumenau

Foram beneficiados mais de 280 presos na cidade e 1.738 em Santa Catarina.

Dez presos do regime semiaberto beneficiados que usufruíram da saída temporária neste fim de ano são considerados foragidos. Eles fazem parte dos 276 que deixaram o Presídio Regional de Blumenau no dia 21 de dezembro e deveriam ter voltado na segunda-feira (28/12/20). Outros saíram dias depois e precisam voltar à unidade até amanhã (31).

Em toda Santa Catarina 1.738 detentos foram liberados para passar o fim de ano junto aos familiares. De acordo com o artigo 123 da Lei de Execução Penal (LEP), o juiz pode autorizar a saída temporária quando o apenado do regime semiaberto apresentar bom comportamento, cumprir no mínimo um sexto da pena se for réu primário, e um quarto se for reincidente, além de ter compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

O benefício de sete dias é autorizado pelo juiz da Execução Penal responsável pela comarca onde o sentenciado cumpre pena. O preso que praticou falta leve ou média só poderá ter saída temporária após a reabilitação da conduta, que estará reabilitada em 30 ou 60 dias, de acordo com o Regimento Interno do Presídio.

Em saída temporária, o detento não pode frequentar bares, boates, embriagar-se, envolver-se em brigas, andar armado, ou praticar qualquer outro ato que seja falta grave, como, por exemplo, a prática de delitos.

Caso pratique uma falta grave, o preso do semiaberto perde o direito à saída temporária, e além da punição administrativa (isolamento celular ou restrição de direitos), será regredido ao regime fechado.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS