Devo contratar uma agência digital para criar uma loja virtual ou escolher uma plataforma?

 

 

 

 

Criar uma loja virtual é uma alternativa que muitos empreendedores estão aderindo na tentativa de fazer o seu negócio se desenvolver e, assim, alavancar as vendas que estagnaram ou que ainda não deslancharam.

Por ser uma prática que não exige muita técnica, basicamente qualquer pessoa pode criar uma loja virtual através de uma plataforma de e-commerce. No entanto, há quem prefira contratar uma agência digital para fazer este serviço.

Se você também tem interesse de criar uma página de vendas na internet, mas ainda não sabe a quem recorrer, este artigo pode ser muito útil. Vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de contratar uma agência digital ou escolher uma plataforma para abrigar a sua loja virtual.

 

Por que criar uma loja virtual

Você está querendo aumentar as suas vendas, mas prefere não abrir outra loja física? A solução para este impasse pode estar na loja virtual. É possível criar uma loja virtual para aumentar a demanda de pedidos dos seus produtos.

Montar uma loja online é uma forma certeira de se aproximar mais do seu cliente, fortalecer relações, promover interações e ganhar mais credibilidade. Quanto mais contato você tiver com o cliente, melhor para o seu negócio.

Para quem ainda não conseguiu emplacar as vendas que permanecem emperradas, a loja virtual pode ser a tábua de salvação, visto que vai influenciar de forma positiva na decisão do consumidor.

As lojas virtuais são muito confortáveis para o consumidor. Ele está se acostumando ao hábito de comprar sem precisar sair de casa por todas as vantagens que esta prática oferece.

Portanto, se você quiser ficar mais perto do seu público alvo, ganhar mais visibilidade e abrangência gastando muito pouco, a loja virtual pode ser a escolha certa.

 

Como escolher a melhor forma de criar a loja virtual?

 

 

Você está decidido a criar uma loja online para potencializar as suas vendas e aumentar o fluxo de caixa do seu negócio. Mas, aí surge a dúvida: “eu devo contratar uma agência digital ou escolher uma plataforma”?

Geralmente, quem está começando no mundo online do empreendedorismo acaba optando pelas plataformas por terem um custo bem menor do que os serviços prestados por uma agência digital.

Quem ainda não conquistou a solidez necessária do negócio, está bastante preocupado em economizar o máximo de capital possível. Se for o seu caso, escolher uma plataforma pode ser uma escolha acertada.

Mas, se o seu objetivo for mesmo a criação de uma loja mais detalhada, que esteja de acordo com o que você deseja repassar aos seus clientes, com mais autonomia, contratar uma agência digital é melhor.

Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções no tópico abaixo.

 

Vantagens e desvantagens de escolher uma plataforma para criar uma loja virtual.

 

 

A plataforma é um sistema que permite que você crie sozinho, apenas com alguma ajuda se precisar, uma loja virtual. Em uma pesquisa rápida, é fácil encontrar diversas plataformas que oferecem este serviço.

Conheça as vantagens de usar a plataforma para criar a sua loja virtual.

  • O preço da loja virtual criada pela plataforma é muito mais baixo. É como se fosse um aluguel que você paga mensalmente. A maioria disponibiliza planos diferenciados, pacotes mensais ou anuais, com descontos.
  • Quem fica responsável pela atualização da sua loja virtual é a plataforma que está abrigando a página. Isso acontece de forma automática e você não precisa se preocupar em planejar ou investir mais nada nisso.
  • No caso da sua loja virtual precisar de reparo técnico, a plataforma também é responsável por essa parte. Geralmente, este serviço está incluso no pacote oferecido pela plataforma.

Desvantagens de usar a plataforma.

  • Não é possível transportar a sua loja para outra empresa, se for do seu interesse fazer isso. Você terá que criar uma outra loja e isso pode comprometer a credibilidade e afinidade do seu público
  • Você pode não conseguir fazer alguma alteração mais profunda na sua página, a não ser aquela permitida pela plataforma e que constam no painel de ajustes.
  • Apesar da variedade de temas e configurações, o serviço oferecido não chega a ser tão personalizado quanto um trabalho feito especialmente para você por uma agência digital.
  • Nem todas as plataformas estão voltadas para a otimização de sites. Este é um ponto negativo, pois influencia na localização da sua loja virtual pelas pessoas que estão fazendo pesquisas no site de busca.

 

Vantagens e desvantagens de escolher uma agência digital para criar uma loja virtual.

 

 

Contratar uma agência digital para criar sua loja virtual pode ser uma boa escolha se você estiver desejando um serviço mais específico e personalizado. Esta é uma das principais vantagens. Veja mais abaixo.

  • Com a agência digital, você tem o benefício de pagar por um serviço único, feito especialmente para você, de acordo com o que mais lhe agrada e que esteja em consonância com o perfil do seu negócio.
  • Se você desejar alterações na sua loja virtual, você mesmo pode fazer ou chamar alguém que entenda deste serviço, sem precisar se limitar apenas ao que a plataforma permite.
  • Você pode incluir nos serviços contratados, a otimização para sites de busca ou SEO. Como uma agência digital conta com uma equipe multidisciplinar, você pode contar com um especialista em SEO e deixar a sua página nos primeiros lugares do Google.

Desvantagens de criar a loja virtual através de agência digital

  • O investimento realizado é maior do que o valor gasto nas plataformas. O motivo é a demanda maior de atribuições da equipe, os serviços de personalização e outros.

 Criar uma loja virtual continua sendo importante para qualquer negócio que deseje se sobressair dos demais e englobar uma demanda de pessoas que têm o hábito de realizar compras pela internet. O empreendedor só deve tomar cuidado na hora de contratar uma agencia digital ou escolher uma plataforma. Sempre visando a preferência por um serviço de qualidade, voltado tanto para atender às necessidades do cliente quanto do proprietário da loja.