Até dezembro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), prevê a implementação das provas eletrônicas de CNH, em todas as Ciretrans do Estado. Florianópolis foi a pioneira, através de um projeto piloto, em que a rapidez do resultado, a modernidade e a segurança foram um dos fatores determinantes para a nova ferramenta tecnológica. Antes, com a prova manual, o candidato esperava em média 48 horas para saber o resultado do exame de legislação.
As 40 questões da prova são sorteadas aleatoriamente de um banco de dados com mais de 2000 opções, cujo conteúdo é revisado com frequência, considerando as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro.
Explica a Gerente de Habilitação de Condutores, Claudia Regina Bernardi da Silva, que “diante dos inúmeros casos já constatados e aqueles em apuração relativos a fraudes e problemas nas provas teóricas, e visando dar credibilidade a todas as etapas do processo de obtenção da CNH, o Detran/SC buscou um banco de questões atualizado, disponibilizado pelo Detran do Paraná, a certificação do candidato por meio da validação biométrica, prova disponibilizada de forma eletrônica, e monitoramento da sala de provas por câmeras pela Corregedoria do Detran/SC”, afirma.
Segundo Claudia, atualmente 88% das provas teóricas em Santa Catarina são aplicadas de forma eletrônica, totalizando 236.633 mil provas aplicadas de tal forma até 29.10.2018.
Mês e ano que implantadas as provas eletrônicas de CNH nas cidades:
2016
- Março – Florianópolis
- Setembro – Joinville
- Outubro – Blumenau
- Novembro – Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú
2017
- Junho – Criciúma, Urussanga, Içara e Orleans
- Julho – São Miguel do Oeste e Xanxerê
- Agosto – Brusque, São José e Palhoça
- Outubro – Rio do Sul e Ituporanga
2018
- Janeiro – Lages
- Fevereiro – Itajaí e Mafra
- Março – Tubarão, Braço do Norte e Jaguaruna
- Julho – Chapecó, São Lourenço do Oeste, Joaçaba e Capinzal
- Agosto – Laguna, Videira e Porto União
- Canoinhas – Previsão: 14 de novembro
Pendentes em razão de falta de acessibilidade: Araranguá, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Curitibanos, São Bento do Sul e São Joaquim.