segunda-feira, 24 janeiro 2022
InícioGeralDeslizamentos: Defesa Civil orienta sobre cuidados com o solo saturado de água

Deslizamentos: Defesa Civil orienta sobre cuidados com o solo saturado de água

Foto de arquivo

 

A Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) orienta sobre os cuidados com possíveis deslizamentos neste período de tempo úmido e solo saturado de água. Moradores que residem próximos às encostas devem ficar atentos aos sinais que indicam movimentação de solo, incluindo a inclinação de árvores. Nestes casos, é necessário sair da residência e acionar o número 199. Uma equipe da Sedeci será destacada para fazer uma avaliação da situação.

Segundo levantamento da Defesa Civil, a média de chuva em Blumenau nas últimas 72 horas foi de 48.9 milímetros, sendo a região da Rua Ruy Barbosa a mais atingida com 61,6 milímetros. Mesmo com esse acúmulo de chuva não há previsão de inundações.

Previsão

Segundo o AlertaBlu, na madrugada desta terça-feira (4/09/18), deve permanecer a condição de chuva de forma isolada devido ao sistema de baixa pressão. Com o afastamento das áreas de instabilidades para o mar, a condição para chuva vai diminuir com a aproximação de uma massa de ar seco e frio, deixando o tempo estável e com presença do sol no decorrer do dia.

A temperatura mínima deve ocorrer à noite com oscilação entre 12 e 14°C e máxima entre 21 e 23°C. Ventos fracos a moderados de oeste passando a sudoeste no fim do dia. Até o dia 14 setembro, não são esperadas chuvas significativas no município, predominando uma condição de tempo mais seco, variação de nebulosidade e ocasionais ocorrências de chuva fraca e isolada causada pela circulação marítima.

As simulações climáticas mais recentes ainda indicam um cenário de chuva abaixo da média para o mês de setembro no Vale do Itajaí. Por outro lado, em resposta ao gradual aquecimento das águas do oceano pacífico equatorial, há previsão de um aumento dos volumes de chuvas para o mês de outubro, sinalizando para anomalias de precipitação quase acima da média.

Com informações de Joni César [PMB]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS