segunda-feira, 20 setembro 2021
InícioGeralDeslizamento de terra, queda de dois muros e uma árvore em Blumenau

Deslizamento de terra, queda de dois muros e uma árvore em Blumenau

A defesa civil de Blumenau já registrou os primeiros problemas, mas felizmente não há registro de feridos ou de ocorrências graves.

Uma árvore caiu na rua no bairro Bom Retiro. No morro da Cia Hering, Rua Bruno Hering, foi registrado um deslizamento de terra. Nos bairros Ponta Aguda e Jardim Blumenau, houve queda de muro.

A maior preocupação é com os deslizamento, que segundo as autoridades, por enquanto a situação está sob controle. Nós esperamos que continue assim.

Segundo o Epagri/Ciram, para Blumenau há previsão de chuvas de até 30mm e rajadas de vento com 45km/h. Vamos torcer que seja só previsão, principalmente as rajadas de vento.

previsao-tempo_8-6-14_Epagri-Ciram
Fonte: Epagri/Ciram

 

 

A defesa civil do estado de Santa Catarina divulgou informações sobre o estado, que reproduzimos abaixo:

A região mais preocupante é o Planalto Norte, onde já existe volume de desalojados e desabrigados.

Foto: Defesa Civil de Mafra
Foto: Defesa Civil de Mafra

Em Mafra, 80 famílias estão fora de casa, Major Vieira possui duas famílias desalojadas. Outro município que sofre com a chuva é São Bento do Sul, com 50 famílias desalojadas. Papanduva é o que tem o maior volume de famílias que tiveram que deixar as casas. São pelo menos 100 grupos familiares.

Em Jaraguá do Sul a Defesa Civil retirou 04 famílias das residências por motivo de segurança. O cenário se repete em Guaramirim, onde 02 famílias deixaram as próprias casas por orientação da Defesa Civil. Os municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul registraram deslizamento de terra.

Devido o cenário e a previsão de chuva para as próximas horas, em volume expressivo, a Secretaria de Estado da Defesa Civil acionou o Corpo de Bombeiros Militares, que já está em alerta.

Segundo a Defesa Civil de Mafra, a medição mais recente do rio Negro, registrada às 19h, o canal estava com 5,21 metros acima do nível normal. Foram registrados até agora cerca de 109 mm de chuva no município.

Previsão próximas horas:

ALERTA: Risco de Deslizamentos no Planalto e Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Estas regiões registraram acumulados significativos de chuva nas últimas 24hs e persiste a condição de chuva até domingo. O solo está encharcado e já foram registrados deslizamentos em algumas cidades do Vale do Itapocu no Litoral Norte de Santa Catarina.

Persiste o risco de alagamentos e enxurradas. A previsão é de que até amanhã (08), a chuva seja significativa, podendo chegar aos 200 milímetros em algumas regiões. As áreas que podem sentir os efeitos de forma mais intensa são: Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí. No domingo, os maiores volumes de chuva deverão ocorrer no Oeste, Meio Oeste, Grande Florianópolis e Litoral e Planalto Sul.

Em caso de emergência ligue para o telefone da Defesa Civil: 199

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS