Desfile dos 150 anos da imigração italiana reúne cidades do Vale e celebra legado dos colonizadores

Confira o vídeo e cerca de 80 fotos que registram belos momentos na tarde deste sábado (14/06).

Foto: Michele Lamin [PMB]

A Rua 15 de Novembro, no Centro de Blumenau, foi tomada pela emoção e pelas cores da cultura italiana na tarde deste sábado (14/06/25), durante o desfile comemorativo dos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. O evento estava agendado para às 16h e durou cerca de uma hora, reunindo centenas de pessoas ao longo do trajeto para prestigiar as homenagens.

Comitivas de 17 cidades do Vale do Itajaí participaram da celebração: Blumenau, São João Batista, Luiz Alves, Ascurra, Rio dos Cedros, Rodeio, São Bento do Sul, Timbó, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Dr. Pedrinho, Indaial, Nova Trento, Rio do Oeste, além de delegações de outras regiões próximas. Cada uma trouxe elementos que representam a contribuição dos imigrantes italianos em sua história e identidade local.

📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.

A abertura do desfile foi feita pela Banda Sinfônica da Secretaria de Educação (SEMED), seguida das bandeiras do Brasil, Itália, Santa Catarina e Blumenau, além do estandarte do Governo Imperial do II Reinado. As apresentações reforçaram o orgulho de um povo que ajudou a construir a história do Vale do Itajaí com muito trabalho, fé e cultura — e que agora celebra esse legado com alegria e união.

Desfilaram entidades culturais, carros alegóricos, grupos folclóricos, bandeiras históricas e temáticas como a chegada dos imigrantes, moradia, educação, saúde, religiosidade, cooperativismo, agricultura, culinária e tradições. Entre os destaques, estavam o grupo Santa Notte, a bicicleta da polenta, o carro alegórico Stella Alpina de Indaial, o Barracão do Imigrante, os trajes típicos e os sobrenomes representando famílias tradicionais como Beber, Rafaeli, Agostini, Da Rui, Filippi, Girardi, entre outros.

Entre as autoridades de destaque, estavam presentes a prefeita interina, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), e Sueli Maria Vanzuita Petry, Diretoria do Patrimônio Histórico-Museológico.

Em vez da distribuição de chope, desta vez o vinho foi a estrela. Outra marca da cultura italiana é o queijo, que muitos tiveram a sorte de experimentar. As calçadas não estavam tão cheias quanto nos desfiles da Oktoberfest, que têm muito mais atrações. [

Foi um evento como é a própria Festitália: sem excesso de gente que mal dá para andar, com aquele espírito acolhedor de se sentir em casa e cercado pela família. Che vengano ancora più sfilate per celebrare l’allegria di questa incredibile cultura italiana.

A seguir, fotos de Michele Lamin, e o vídeo com o desfile gravado por Marlise Cardoso Jensen. Espero que gostem.

 


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky